Disciplina: História de Portugal

Área Científica:

Área de Docência

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

OBJECTIVOS GERAIS:

  1. Identificar e abordar algumas das principais questões da História de Portugal, entre os séculos XII e XXI, destacando as suas constantes e linhas de força, através de uma análise centrada nos aspectos políticos, educacionais, institucionais e económicos;
  2. Definir e demonstrar a importância do conhecimento histórico na análise e compreensão do presente e a sua função enquanto elemento essencial num quadro de desenvolvimento e competitividade sociais;
  3. Compreender os processos de afirmação e a especificidade da identidade cultural portuguesa e madeirense;
  4. Assimilar os conceitos de mundialização, globalização, identidades culturais e identidade nacional, região, nação e transnacionalidade, assim como os seus processos de formação e sustentação histórica;
  5. Desenvolver capacidades de comunicação oral e escrita, com vocabulário e discurso conceptual adequados à unidade curricular

 

Conteúdos / Programa:

1. História e Historiografia. Reflexões gerais

2. A questão da Nacionalidade (sécs. XII-XIV)

3. O processo da Expansão (séc. XV)

4. A empresa dos Descobrimentos (sécs. XV-XVI)

5. Decadência, queda e transição de Impérios (da Índia ao Brasil) (sécs. XVI-XVIII)

6. O fim do Antigo Regime e a Monarquia Constitucional (sécs- XIX-XX)

7. A Primeira República (1910-1926)

8. O ?Estado-Novo? (1933-1974)

9. O Portugal Democrático. Autonomia e Regiões Autónomas

Bibliografia / Fontes de Informação:

EDC:15510 - dll:1.0.5.1 - updated: 2020-06-29 06:34:44

Métodos e Critérios de Avaliação:

AVALIAÇÃO:

- Presença e participação nas sessões lectivas [30%].

- Análise/Recensão escrita 1, com apresentação oral prévia (máx.: 7 págs) [35%]*

- Análise/Recensão escrita 2, com apresentação oral prévia (máx.: 7 págs) [35%]*

            * As análises/recensões são individuais. A seleção dos textos será realizada a partir de um conjunto de artigos indicado pelos docentes.