Disciplina: Desenvolvimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico

Área Científica:

Didáticas Específicas

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Identificar os referentes que sustentam os conceitos e definições de desenvolvimento curricular
2 - Distinguir fases, níveis e fatores de enquadramento do Desenvolvimento Curricular
3 - Definir princípios orientadores do Desenvolvimento Curricular com base nos paradigmas educativos
4 - Analisar de forma crítica a legislação em vigor, assim como as orientações curriculares e a matriz curricular do 1º CEB, definidas pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação da RAM
5 - Conhecer as possibilidades relativas à oferta curricular que pode ser disponibilizada pelas escolas
6 - Conhecer Programas e Metas Curriculares do 1º CEB dos diferentes níveis de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico
7 - Apresentar propostas de organização e gestão curricular no exercício da autonomia de cada escola

Conteúdos / Programa:

1.1 - Conceito, definição e âmbito do Desenvolvimento Curricular.
1.2 - Referentes inerentes aos conceitos e definições de Desenvolvimento Curricular.
2.1 - Fases, níveis e fatores de enquadramento do Desenvolvimento Curricular.
3.1 - Princípios orientadores do Desenvolvimento Curricular.
4.1 - Legislação em vigor e orientações curriculares emanadas do Ministério da Educação.
4.2 - Documentos legais da Secretaria Regional de Educação: orientações.
5.1 - Oferta de complemento curricular que pode ser disponibilizada pelas escolas.
5.2 - Distribuição da carga horária para as disciplinas de frequência obrigatória e para a disciplina de frequência facultativa.
5.3 - Organização e Distribuição da carga horária para as Atividades de Enriquecimento Curricular.
6.1 - Programas e Metas Curriculares do 1º CEB.
6.2 - Disciplinas de frequência obrigatória: Português; Matemática; Estudo do Meio; Expressões Artísticas e Físico-Motoras; Inglês.
6.3 - O Apoio ao Estudo.
6.4 - A transversalidade curricular das TIC.
7.1 - Organização e gestão curricular no exercício da autonomia de cada escola, face aos diferentes contextos de aprendizagem.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alves, M. P. & DeKetele, J. M , 2011 , Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo , Porto Editora
Fino, C. N. & Sousa, j. M , 2007 , A Escola sob Suspeita , Edições Asa
Gaspar, M. & Roldão, M. , 2007 , Elementos do Desenvolvimento Curricular , Universidade Aberta
Pacheco, J. A. , 1999 , Componentes do processo de desenvolvimento do currículo , Livraria Minho
Zabalza, M. A , 1994 , A Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola , Edições Asa
Sousa, F.; Alonso, L.; Roldão, M. C. , 2013 , Investigação para um currículo relevante. , Almedina
Roldão, M. C. , 2003 , Gestão do currículo e avaliação de competências - As questões dos professores. , Editorial Presença
Roldão, M. C. , 2009 , Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor. , Fundação Manuel Leão

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Apr / Rep

Metodologia de Avaliação:
Numa primeira fase, são discutidas questões teóricas relacionadas com o Desenvolvimento Curricular, tais como: conceitos, princípios orientadores, mediante a leitura individual, análise e discussão de ideias dos textos alusivos à bibliografia proposta, a pares, em grupo e em coletivo. Para este efeito, o docente utilizará diapositivos e bibliografia alusiva às temáticas em abordagem. É fundamental a leitura e sistematização da legislação em vigor e das orientações curriculares para obter o domínio necessário das diretrizes emanadas e tornar possível a operacionalização de sugestões metodológicas de intervenção pedagógica adequadas e o desenvolvimento de atitudes de reflexão crítica e de questionamento por parte dos estudantes. Além da participação nas atividades da sala de aula, os alunos devem apresentar um trabalho individual ou de grupo relativo à análise crítica e reflexiva sobre um dos documentos legais analisados, à luz de pressupostos e referentes teóricos defendidos.