Disciplina: Educação e Sustentabilidade Ambiental

Área Científica:

Ciências da Vida

HORAS CONTACTO:

23 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e compreender os principais desequilíbrios ambientais globais com enfoque nas suas causas, consequências e soluções, e avaliar as suas implicações sobre a sustentabilidade;
2 - Conhecer e compreender os mecanismos mais eficazes de ensino e aprendizagem da literacia ambiental nas comunidades;
3 - Desenvolver abordagens educativas na comunidade associadas à minimização de problemas específicos de sustentabilidade e qualidade ambiental;
4 - Planificar, implementar e gerir projetos/programas de educação para a promoção da cultura ambiental e da sustentabilidade, em contextos socioculturais reais e intergeracionais, numa perspetiva de educação ao longo da vida.

Conteúdos / Programa:

1 - As sociedades humanas e os desequilíbrios ambientais. A relação entre as sociedades e o ambiente. A evolução dos problemas ambientais. Os desequilíbrios ambientais globais.
2 - A visão de uma comunidade sustentável. A sustentabilidade na gestão de resíduos. A sustentabilidade no uso de recursos hídricos. A sustentabilidade nos consumos energéticos. A sustentabilidade na proteção da biodiversidade.
3 - A promoção da literacia ambiental. A educação ambiental. A literacia ambiental. A cultura ambiental. Estratégias e abordagens para as práticas de educação ambiental.
4 - Planeamento de projetos de educação ambiental. Enquadramento, estratégia e contexto. Definição de objetivos específicos. Planeamento de atividades. Metodologias de avaliação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Hollweg, K. S., Taylor, J. R., Bybee, R. W., Marcinkowski, T. J., McBeth, W. C. & Zoido, P. , 2011 , Developing a framework for assessing environmental literacy , North American Association for Environmental Education
Pereira, C. D., Soares, C., Cavaco, C., Saldanha, F., Santos, S., Marques, T. & Oliveira, T. , 2022 , Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Livro 1, 2 e 3 , Plátano Editora
Pinto, J. R. , 2006 , De uma política pública de Ambiente e Educação Ambiental em Portugal a uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental: sucessos e fracassos. in AmbientalMente Sustentable: junho-dezembro ,
Spínola, H. , 2016 , Literacia Ambiental: um desafio à didática e à matética. In F. Gouveia & G. Pereira (Orgs.) , CIE-UMa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O ensino na unidade curricular optará por um primeiro enquadramento teórico, através de metodologias expositivas e reflexivas, recorrendo à apresentação, reflexão e debate sobre casos concretos em torno do desafio da sustentabilidade. Associado a este contexto, serão ainda abordados diferentes conceitos e visões no âmbito da sustentabilidade. Ao enquadramento teórico seguir-se-á, de forma intercalada, abordagens práticas, com o desenvolvimento de exercícios contextualizados, culminando com o planeamento e aplicação de projetos e estratégias de educação para a promoção sustentabilidade e da literacia ambiental. A avaliação será baseada em dois elementos, uma frequência, que valerá 50% da avaliação final e incidirá sobre questões de conhecimento, compreensão e competências de análise e reflexão, e, correspondendo aos restantes 50% da avaliação final, um projeto de educação ambiental.