Disciplina: Aprendizagem ao Longo da Vida

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer criticamente as principais referências históricas e concetuais da educação e formação de adultos
2 - Compreender a aprendizagem ao longo da vida como chave do reforço da competitividade da Europa e das suas regiões, bem como da melhoria da empregabilidade e da adaptabilidade ao contexto laboral;
3 - Descrever as principais características da sociedade atual, a nível científico, tecnológico, social, político, económico, demográfico e cultural, que justificam a educação e a formação de adultos;
4 - Promover a cidadania ativa e a participação dos adultos na comunidade, conferindo-lhes um sentimento de pertença.

Conteúdos / Programa:

1 - A evolução da educação de adultos: referências históricas e concetuais, e orientações para o futuro.
2 - Do conceito de Educação Permanente ao conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida.
3 - A educação de adultos na Europa e em Portugal: do Memorando de Lisboa (2000) ao instrumento Próxima Geração EU.
4 - O contributo dos parceiros sociais para os sistemas de educação e formação de adultos: processos de capacitação, empoderamento e cocriação do conhecimento na prática.
5 - O crescimento económico dinâmico, pela ALV, e o reforço da coesão social.
6 - A aprendizagem ao longo da vida como uma política para o desenvolvimento da cidadania, da participação, da coesão social e do emprego.
7 - A ALV e comunidades de aprendizagem: a regulação sociocomunitária da educação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Azevedo, J. (2006) , 2006 , Redes, territórios e comunidades de aprendizagem. Relatório da Disciplina do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Pedagogia Social, não publicado , Universidade Católica Portuguesa
Barros, R. , 2013 , Educação de Adultos. Conceitos, processos e marcos históricos. Da globalização ao contexto português. , Instituto Piaget
CNE , 2018 , Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás. https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_de_adultos_Publicacao.pdf , CNE
Lima, L. , 2007 , Educação ao longo da vida. Entre a mão direita e a mão esquerda de Miró. , Cortez Editora
Lucio-Villegas, E. , 2015 , Adult Education in Communities. Approaches From A Participatory Perspective , Sense Publishers.
Melo, A., Guimarães, P., & Lima, L. , 2021 , A(c)tualidade da Educação Permanente , Espaço Ulmeiro.
Silvestre, C. , 2013 , Educação e formação de adultos e idosos. Uma nova oportunidade. , Instituto Piaget.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As estratégias pedagógicas a desenvolver privilegiam como pressupostos globais de orientação metodológica a criação de condições para a participação ativa dos estudantes, segundo princípios de aprendizagem significativa, investindo-se no estímulo à criatividade e na potencialização do seu espírito crítico. No que diz respeito à avaliação da aprendizagem irão ser utilizados os seguintes critérios: trabalho de grupo e respetiva apresentação. A aprovação na unidade curricular corresponderá: a uma nota igual ou superior a 10 (dez) valores, resultante da média aritmética de duas notas parcelares: trabalho de grupo - 50%) e respetiva apresentação oral do trabalho de grupo (50%).