Disciplina: Educação e Desenvolvimento Regional

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar o conceito de Desenvolvimento Regional à luz do espírito da União Europeia;
2 - Aprofundar conhecimentos sobre a relação entre os poderes nacionais e locais na legitimação da democracia transnacional;
3 - Perceber o papel da educação na coesão e desenvolvimento local e na diminuição das assimetrias entre regiões;
4 - Desenvolver a capacidade técnica de elaboração de projetos de desenvolvimento regional, inclusive através de fundos e instrumentos financeiros europeus, privilegiando a ação dos GAL e órgãos intermédios;
5 - Compreender o investimento nas regiões como fortalecimento da identidade europeia, sem prejuízo das dimensões identitárias das comunidades;
6 - Perspetivar o futuro da política de coesão como ato emanado da solidariedade europeia.

Conteúdos / Programa:

1 - Política regional e de coesão europeia
2 - Políticas de coesão social, territorial e económica
3 - Assimetrias e desenvolvimento entre regiões
4 - Os Grupos de Ação Local e órgãos intermédios de gestão
5 - Regiões em fase de convergência
6 - Regiões ultraperiféricas (RUP)
7 - Desenvolvimento urbano e rural
8 - Coesão e Pacto Ecológico Europeu
9 - Os apoios (fundos e instrumentos financeiros) às regiões e a DG REGIO enquanto plataforma de colaboração e de identidade ? calls, projetos, parcerias e acompanhamento: a. Plano de Investimento para uma Europa Sustentável b. Fundo Europeu de Solidariedade c. Horizon Europe d. InvestEU e. RescEU ? Mecanismo Europeu de Proteção Civil f. A digitalização e as RUP como laboratórios experimentais g. Mecanismo de Recuperação e Resiliência h. Quadro Financeiro Plurianual 2021-2017 e as Regiões.
10 - (2) O futuro da política de coesão: Regulamento Disposições Comuns (RDC), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional/Fundo de Coesão (FEDER/FC)

Bibliografia / Fontes de Informação:

Kresge, D. et al. , 1984 , Regions and Resources Strategies for Development , Harvard-MIT Joint Center for Urban Studies Series.
Marques J. L. & Carballo-Cruz, F. , 2021 , 30 Anos de Ciência Regional em Perspetiva , Almedina
Sotille, M. , 2020 , Dicas PMP. , PMTech.
Pellegrin, J. & Colnot, L. , 2020 , Research for REGI Committee ? The Role of Evaluation in Cohesion Policy. , European Parliament - Policy Department for Structural and Cohesion Policies
Mayo, M. , 2013 , Community research for Comumunity Development , Palgrave MacmillanPike
A., Rodriguez-Pose, A. & Tomaney, J. , 2011 , Handbook of Local and Regional Development , Routledge
Baleiras, R. N. , 2009 , Educação e Desenvolvimento Comunitário num processo de transição autogestionário. In https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/22341 , s/ed.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Uso de metodologias ativas e reflexivas. PBL - Problem Based Learning.2. Modelo analítico e sequencial sustentado na Pedagogia Por Objetivos. 3. Modelo não diretivo. 4. Modelo dialógico e 5. Modelo crítico. Será privilegiado o trabalho cooperativo e criação de um projeto empreendedor ou de análise das políticas de coesão micro, meso ou macro bem como a análise de situações quotidianas e procura de soluções a fim de avaliar as competências reflexivas, dedutivas, discursivas e da destreza de uso da língua materna na sua vertente oral e escrita. A capacidade de análise de problemas em contextos da prática e da construção de soluções será também um aspeto presente em toda a atividade. No que diz respeito à avaliação da aprendizagem dos estudantes, além da observação direta da participação de cada um nas atividades da sala de aula, baseia-se num pré projeto de candidatura a financiamento europeu (50%) e na defesa desse pré-projecto (50%).