Disciplina: Desenho de Tecnologias para Saúde e Bem-estar

Área Científica:

Interacção Humano Computador

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos sobre a realidade e desafios de indivíduos com necessidades especiais
2 - Compreender os princípios e complexidades no desenho e engenharia de tecnologias para a Saúde e Bem-estar
3 - Adquirir experiência no desenvolvimento de um projeto em equipa
4 - Selecionar criticamente métodos de design e engenharia centrados no utilizador para desenhar/desenvolver/avaliar tecnologias para a saúde e Bem-estar
5 - Adquirir conhecimentos sobre métodos de avaliação quantitativos e qualitativos
6 - Desenvolver competências de comunicação, com ênfase em discussões na aula e apresentações orais dos projetos desenvolvidos

Conteúdos / Programa:

1 - Inrodução à Incapacidade, Reabilitação e Tecnologias Assistivas
2 - Tecnologias que apoiam pessoas com incapacidade
3 - Atividade, humano, e contexto
4 - Levar a tecnologia assistiva ao utilizador
5 - Análise de utilizadores
6 - Preparação e realização da análise de utilizadores
7 - Métodos de avaliação quantitativos e qualitativos
8 - Estatística descritiva
9 - Ética na investigação com seres humanos
10 - Comunicação de resultados
11 - Aplicações do mundo real através de palestrantes convidados
12 - Projeto semestral em equipa

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. M. Cook, J. M. Polgar, P. Encarnação , 2020 , Assistive Technologies: Principles and Practice , Elsevier
K. Baxter, C. Courage, K. Caine , 2015 , Understanding your users - a practical guide for user research methods , Morgan & Kaufmann

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino são variadas e baseadas em 4 elementos fundamentais: Aulas teóricas, Trabalho prático, Trabalho/exercícios em equipa, Apresentações. Adicionalmente, é esperado que os alunos trabalhem de forma independente e autónoma, com a orientação do docente. Nesta unidade curricular, os alunos serão incentivados a discutir tópicos relacionados com os conteúdos programáticos e com o trabalho teórico e experimental dos seus projetos. Serão programadas palestras convidadas para que os alunos possam ter contacto com casos reais, os seus problemas e soluções. A avaliação é composta por um número de trabalhos/apresentações relacionados com o ciclo de vida do projeto a desenvolver ao longo do semestre, nomeadamente: Relatório/apresentação sobre uma população específica - 20%; Apresentação intermédia do projeto - 20%; Relatório/Apresentação final - 50%; Participação - 10%.

Regente da Disciplina:

Mónica da Silva Cameirão