Disciplina: Narrativas Visuais Interativas I

Área Científica:

Multimédia

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - A disciplina foi desenhada para dotar os alunos com os conhecimentos, competências e capacidades básicas para criar e analisar narrativas interativas quer no contexto de videojogos, experiências de realidade virtual, ficção interativa ou outras formas de narrativa digital. Abaixo, destacamos os principais objectivos de aprendizagem da disciplina:
2 - Domínio das técnicas de narrativa nomeadamente o desenvolvimento de personagens, temas e enredo.
3 - Compreensão de Narrativas Interativas.
4 - Compreensão dos tipos de Estruturas para Narrativas interactivas
5 - Integração de Média
6 - Compreensão dos princípios de design de experiência do utilizador e como estes aplicam-se a narrativas interativas
7 - A capacidade de analisar criticamente e avaliar narrativas interativas existentes, considerando a qualidade narrativa, o envolvimento do utilizador e a profundidade.
8 - Desenvolvimento de capacidades de Colaboração e Gestão de Projetos
9 - Apresentação e Comunicação

Conteúdos / Programa:

1 - Esta é uma disciplina com conteúdos dedicados tanto a palestras teoricas como a atividades práticas. O foco da disciplina está na apresentação da história e prática da narrativa interativa ao longo de várias temáticas que lidam com os mais diversos elementos contemporâneos das Narrativas Interativas. Para cada temática, haverá diferentes trabalhos em contexto de sala de aula explorando diferentes competências. A disciplina curso incentiva a reflexão crítica, a criatividade e as competências técnicas dos alunos para o desenho de Narrativas Visuais Interativas.
2 - Fundamentos das Narrativas: Foco na Narratologia (teoria da narrativa) para obter uma melhor compreensão da forma e função das narrativas. Examinar como a narratologia nos ajuda a compreender histórias convencionais e unilineares através de estruturas narrativas clássicas, como a dramaturgia de Aristóteles e a Jornada do Herói de Campbell. Este conhecimento de base será essencial para o estudo de narrativas multi-sequenciais, literatura eletrónica e das Narrativas Interativas em geral.
3 - Narrativas Visuais: Seguindo de perto os conteúdos do livro "Visual Story" de Bruce Block e envolvendo os estudantes em tarefas práticas que expõem os componentes visuais básicos de como comunicar o ambiente, emoções, ideias e estrutura das imagens. Fornecendo assim aos estudantes uma noção das estrutura visual e as ferramentas para aplicar mais tarde na conclusão dos seus projetos.
4 - Narrativas Interativas: Examina a não-linearidade que existe em histórias de diferentes tipos e media. Seguindo os conteúdos do livro de Janet Murray, "Hamlet do Holodeck," o futuro da narrativa no Ciberespaço, esta temática analisa de perto fenómenos como a não-linearidade, múltiplos pontos de vista, "quebra da quarta dimensão", a suspensão da descrença, a conexão entre personagens e o enredo com o público. Através da analise de uma série de projetos em contexto de sala de aula e em cas, os estudantes compreenderão como a linearidade é quebrada e as estruturas de múltiplos pontos de vista são expostas. Finalmente, inclui uma componente prática em que os estudantes explorarão o design de uma experiência de narrativa interativa.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Janet Murray , 1997 , Hamlet on the Holodeck: The Future of Narrative in Cyberspace , The Free Press New York, NY, USA
Carolyn Handler Miller , 2004 , Digital Storytelling , Focal Press
Mary Laure Ryan , 2001 , Narrative as Virtual Reality , John Hopkins Press
Abbott , 2002 , The Cambridge Introduction to Narrative , Cambridge University Press,
Christopher Vogler , 1998 , The Writer's Journey: Mythic Structure for Writers , Wiese Productions
Chris Crawford , 2018 , The Art of Interactive Design: A Euphonious and Illuminating Guide to Building Successful Software , No Starch Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Irá ser usado um misto de aulas teóricas e praticas, casos de estudo para abordar os conteúdos relacionados com narrativas interativas em que os alunos serão solicitados a comentar, a intervir em sala de aula e analisar alguns trabalhos interativos. Usando um formato de ?workshop? os alunos da equipa irão projetar e produzir uma peça narrativa interativa em que os alunos irão ser acompanhados conforme as suas necessidades. O projeto final, a participação nas aulas e as tarefas formarão a nota final seguindo as seguintes percentagens: Frequência as aulas, pontualidade e participação: 10%; Trabalhos Individuais: 50%; Trabalho em Equipa no desenho e desenvolvimento duma narrativa interativa: 40%

Regente da Disciplina:

Mara Sofia Gomes Dionísio