Disciplina: Métodos do Design de Interação

Área Científica:

Interacção Humano Computador

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - O curso pretende transformar os alunos em profissionais eficientes, enquanto designers e analistas de sistemas. O curso pretende acrescentar à experiência dos alunos da seguinte forma: - Trabalhar a partir de dados concretos. Frequentemente temos uma boa intuição sobre design, mas necessitamos de basear o nosso trabalho nas necessidades reais dos utilizadores e nos obstáculos que eles identificam em alcançar os seus objetivos. - Trabalho em equipas. Quaisquer que sejam as nossas competências, precisamos das competências de outros para sermos eficazes. - Comunicação. Mesmo quando sabemos o que deve ser feito, muitos contextos exigem convencer outros usando números, imagens ou histórias.

Conteúdos / Programa:

1 - Relatório de Aspetos de Usabilidade: Uma forma de comunicar tópicos sistémicos.
2 - Avaliação heurística na qual um avaliador especializado identifica problemas num produto ou serviço.
3 - Protocolos de pensamento em voz alta para avaliar como as pessoas usam um produto ou serviço.
4 - Entrevistas para apreender objetivos, problemas e opiniões nas palavras dos utilizadores.
5 - Design e análise de questionários para resumir crenças sobre as necessidades dos utiliza dores ou julgamentos sobre produtos desde um largo grupo de utilizadores potenciais
6 - Analíticas web e análise de logs para compreender como as pessoas usam um website.
7 - Experimentação e testes A/B para identificar que versões de um design funcionam melhor.
8 - Análise competitiva de produtos e serviços existentes.
9 - Design contextual.
10 - Observação de utilizadores.
11 - Interpretação de observações em notas e modelos.
12 - Organização de notas em diagramas de afinidade.
13 - Métodos de consolidação.
14 - Criar visões.
15 - Apresentar designs.
16 - Tecnologia de comunicação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Goodman, E., Kuniavsky , M., & Moed, A. , 2012 , Observing the User Experience , Waltham, MA: Morgan Kaufman
Beyer, H. & Holtzblatt, K. , 1998 , Contextual Design: Defining Customer-Centered Systems , Morgan Kaufmann
Holtzblatt, K., Wendell, J. B., & Wood, S. , 2005 , Rapid Contextual Design: A How-To-Guide to Key Techniques for User-Centered Design , Elsevier

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O ensino é teórico-prático. A parte teórica é baseada na bibliografia do curso, e a parte prática é baseada em casos relacionados da vida real. Há 8 trabalhos intermédios (um por cada dois tópicos do programa) e um projeto final, desenvolvido num grupo. Os estudantes são também avaliados pela sua participação nas aulas. As percentagens de avaliação são: 1) participação nas aulas: 10% 2) trabalhos (7,5% x 8): 60%; 3) projeto final: 30%.

Regente da Disciplina:

Marko Radeta