Mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
Com base na compreensão da natureza ativa da aprendizagem e adotando uma perspectiva crítica relativamente à escola, este curso visa a promoção da inovação na educação, através de uma reflexão sobre o que será o desenho da escola do futuro. Dessa reflexão fazem parte uma revisitação da história da educação enquanto sucessão de paradigmas, uma discussão crítica sobre as novas tecnologias e o uso que possam vir a ter na criação de contextos de aprendizagem novos, tendo em vista a construção de um conceito robusto de inovação pedagógica. Assim, o mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica pretende formar pessoas capazes de intervir no interior e no exterior das escolas como verdadeiros agentes de mudança; promover o desenvolvimento de práticas pedagógicas alternativas às modeladas na burocracia industrial; incentivar a autonomia e a profissionalidade docente através da consciencialização das relações profundas entre a sociedade e a escola, e da absoluta não-neutralidade do currículo; desenvolver a capacidade de compreensão dos ambientes de aprendizagem criados pelas tecnologias digitais emergentes; desenvolver competências genéricas e específicas (instrumentais, interpessoais e sistémicas), que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de modo autónomo.
Em Portugal, este ciclo de estudos é reconhecido automaticamente para efeitos de progressão na carreira de todos os grupos de docência da Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, mediante Ofício da Direção-Geral da Administração Escolar.
INFORMAÇÕES GERAIS
CÓDIGO DGES:
1308/6034 (INSTITUIÇÃO/CURSO)
DURAÇÃO DO CURSO:
4 semestres / 2 Anos
Este ciclo de estudos visa a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica e compreende 4 semestres (2 anos letivos), num total de 120 ECTS.
Com base na compreensão da natureza ativa da aprendizagem e adotando uma perspectiva crítica relativamente à escola, este curso visa a promoção da inovação na educação, através de uma reflexão sobre o que será o desenho da escola do futuro. Dessa reflexão fazem parte uma revisitação da história da educação enquanto sucessão de paradigmas, uma discussão crítica sobre as novas tecnologias e o uso que possam vir a ter na criação de contextos de aprendizagem novos, tendo em vista a construção de um conceito robusto de inovação pedagógica. Assim, o mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica pretende formar pessoas capazes de intervir no interior e no exterior das escolas como verdadeiros agentes de mudança; promover o desenvolvimento de práticas pedagógicas alternativas às modeladas na burocracia industrial; incentivar a autonomia e a profissionalidade docente através da consciencialização das relações profundas entre a sociedade e a escola, e da absoluta não-neutralidade do currículo; desenvolver a capacidade de compreensão dos ambientes de aprendizagem criados pelas tecnologias digitais emergentes; desenvolver competências genéricas e específicas (instrumentais, interpessoais e sistémicas), que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de modo autónomo.
Em Portugal, este ciclo de estudos é reconhecido automaticamente para efeitos de progressão na carreira de todos os grupos de docência da Educação Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, mediante Ofício da Direção-Geral da Administração Escolar.
CÓDIGO DGES:
1308/6034 (INSTITUIÇÃO/CURSO)
DURAÇÃO DO CURSO:
4 semestres / 2 Anos
{{currentVideo.curso_videos_descricao}}
{{otherVideo.curso_videos_descricao}}
{{currentVideo.curso_videos_descricao}}
{{otherVideo.curso_videos_descricao}}
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Os diplomados deste curso desenvolverão capacidades para analisarem e organizarem contextos de aprendizagem inovadores em ambientes formais ou informais; exercerem funções como orientadores de estágio, e de professores cooperantes da prática pedagógica.
DESTINATÁRIOS
Este curso é especialmente destinado a professores e a detentores de outras licenciaturas no âmbito das Ciências da Educação. Além destes, podem candidatar-se a este curso outros titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido como adequado pelos responsáveis pelo ciclo de estudos.
-
1º
Ano
DisciplinasÁrea CientíficaECTS1º semestreOptativa Grupo A2º semestre
-
2º
Ano
DisciplinasÁrea CientíficaECTS1º semestre2º semestre
**A unidade curricular é anual
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.
-
PLANO CURRICULAR
-
ACREDITAÇÃO/AVALIAÇÃO
A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.
{:pt}Curso acreditado por 3 anos, a partir de 23-09-2016.{:}{:en}Degree accredited for 3 years, from 23-09-2016.{:} Consultar avaliação do curso > - OUTRAS INFORMAÇÕES