Disciplina: Teoria da Administração Educacional
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
27 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Problematizar a escola como uma organização complexa
2 - Analisar a escola sob diferentes perspetivas e metáforas
3 - Analisar as teorias de administração clássicas e modernas
4 - Refletir sobre a evolução dos modelos de administração das escolas em Portugal
5 - Problematizar sobre a autonomia, a participação, a democraticidade e a descentralização da administração e gestão das escolas
Conteúdos / Programa:
1 - A escola como uma organização específica e complexa
2 - A escola abordada com diferentes lentes: a escola como empresa; a escola como burocracia; a escola como democracia; a escola como arena política; a escola como anarquia; a escola como cultura
3 - Teoria da administração: Perspetivas clássicas e modernas
4 - Modelos de administração e gestão das escolas em Portugal
5 - Evolução da gestão das escolas desde o 25 de Abril: Os vários modelos
6 - Administração e liderança: complementaridades e desafios
7 - Administração Educacional e Globalização
Bibliografia / Fontes de Informação:
J. Barroso , 2005 , Políticas educativas e organização escolar , Universidade Aberta
J. A. Costa , 2003 , Imagens organizacionais da escola , Edições ASA
Natércio Afonso , 1994 , A Reforma da Administração Escolar: A Abordagem Política em Análise Organizacional , I.I.E.
João Formosinho et al , 2000 , Políticas Educativas e Autonomia das Escolas , Edições ASA
J. Barroso , 1997 , Autonomia e Gestão das Escolas , Ministério da Educação
L. Lima , 2011 , Administração escolar: Estudos , Porto Editora
I. Chiavenato , 2007 , Introdução à Teoria Geral da Administração , Elsevier
Freire, P. , 1993 , Política e Educação , São Paulo: Cortez Editora
Lima, L. (Org.) , 2006 , Compreender a escola: Perspectivas de análise organizacional , Porto: Edições Asa
Maria Manuel Vieira et al , 2003 , Democratização escolar: intenções e apropriações , CIE - UL
João Barroso (Org.) , 2003 , A escola pública: regulação, desregulação, privatização , Edições ASA
A. Teodoro , 2002 , As Políticas de Educação em Discurso Direto (1955-1995) , I.I.E
N. Fraga & A. França , 2015 , A Escola Restante , CIE-UMa
L. Rodrigues & P. Brazão , 2009 , Políticas Educativas. Discursos e Práticas. , CIE-UMa
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Adotam-se metodologias diversificadas e mistas. Recorreremos à projeção de diapositivos, leitura de artigos científicos e outros textos e sua análise em pares, grupo e plenário. É sempre incentivada a partilha e análise de conhecimentos da literatura científica e das histórias de vida. A avaliação dos Mestrandos baseia-se na observação direta da sua participação em todas as atividades aí desenroladas e fundamentalmente na produção de um trabalho individual escrito, com a estrutura de um artigo científico, com apresentação oral na turma e a ser submetido por correio electrónico em formato .DOC, com um mínimo de 7 páginas A4 e um máximo de 10 (a um espaço e meio e em Times 12, excluindo capa, resumo e sumário). Na eventualidade de algum trabalho não vir a revelar consistência, face aos objectivos da unidade curricular, o seu autor será convidado a reformulá-lo.