Disciplina: Laboratórios de Bioquímica II

Área Científica:

Bioquímica

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - OBJECTIVOS: Aprendizagem de metodologias e técnicas experimentais frequentemente aplicadas na área biomédica CAPACIDADES A ADQUIRIR PELO ESTUDANTE: Desenvolvimento de capacidades a nível de desempenho laboratorial, incluindo de utilização de equipamento científico avançado; Capacidade para procurar e interpretar dados/informação científica; Capacidade de desenhar estratégias de estudo/experimentais, interpretar resultados e comunicar esses resultados de forma escrita e oral; Capacidade de trabalhar de forma autónoma, em equipa e no sentido de concretizar objetivos pré-estipulados; Desenvolvimento de espírito crítico

Conteúdos / Programa:

1 - Esta unidade curricular compreende o desenvolvimento de mini-projetos laboratoriais na área da Biomedicina. A execução destes trabalhos permitirá ao estudante explorar diversas técnicas, tais como: Cultura de células animais, incluindo células estaminais, sua caracterização molecular e estudos da sua diferenciação; Citometria de fluxo; Métodos de Biologia Molecular (ex: Western-Blotting, PCR, RT-PCR, etc.); Técnicas ELISA; Técnicas de microscopia (Microscopia ótica normal, Microscopia eletrónica, Microscopia de Fluorescência, Microscopia de Força Atómica); Técnicas de caracterização de nanopartículas (DLS, medição do potencial zeta, TRPS); Espectroscopia de UV-visível e de fluorescência

Bibliografia / Fontes de Informação:

N/A , Artigos científicos relacionados com os miniprojectos a desenvolver ,
N/A , Scientific papers related to the mini projects to be developed ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta unidade curricular compreende o desenvolvimento de mini-projetos de natureza experimental. Estes trabalhos serão realizados em grupo e envolvem atividades de pesquisa bibliográfica, programação do trabalho experimental, execução de experiências, análise de dados e resultados, elaboração de relatórios escritos e sua apresentação/discussão oral. Os alunos desenvolvem trabalho mediante um objetivo pré-definido pelo professor. O trabalho dos alunos é supervisionado de perto pelo docente que também ensina aos alunos os fundamentos das técnicas a usar. A avaliação da unidade curricular tem as seguintes componentes: a) Avaliação da performance do aluno/grupo no laboratório (avaliação contínua): 30% para a classificação final; b) Relatórios escritos: 40% para a classificação final; c) Apresentações orais e discussão dos relatórios: 30% para a classificação final