Disciplina: Bioquímica dos Produtos Naturais
Área Científica:
Bioquímica
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Entender o conceito de farmacognosia. Compreender os principais métodos de estudo biossíntético, distinguir metabolitos primários e secundários, identificando os principais precursores das vias da biossíntese, sua marcação e administração.
2 - Estudar a natureza das reações biosintéticas, intervenção de enzimas e mecanismos.
3 - Entender a importância e a aplicação do estudo do metaboloma nas atividades humanas no domínio da saúde, segurança alimentar, agricultura e energia, bem como na comunicação entre espécies e dentro da mesma espécie.
4 - CONHECIMENTOS, APTIDÕES E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR: Desenvolvimento da capacidade de pesquisa, espírito crítico e estudo autónomo, relacionando os conhecimentos adquiridos com os fenómenos observados no dia a dia. Trabalhar em equipa fora do grupo social habitual, desenvolver competências de liderança e negociação. Planear, executar e propor estratégias experimentais, interpretar resultados e comunicá-los.
Conteúdos / Programa:
1 - Farmacognosia, fitoquímica e fármacos derivados de plantas e microorganismos.
2 - Natureza das reações biosintéticas. Enzimas e mecanismos. Blocos construtores
3 - Metabolitos derivados do ácido acético. Reações mais comuns na cadeia policetónica. A cascata do ácido araquidónico: prostaglandinas e jasmonóides. Compostos aromáticos derivados de policetídeos.
4 - Via do ácido mevalónico vs via do fosfato de deoxilulose: Terpenóides e esteroides. Compostos de via mista.
5 - Metabolitos derivados do ácido xiquímico. Reacões mais comuns dos aminoácidos C6C3. Derivados dos ácidos hidroxicinâmicos: cumarinas e flavonoides. Lenhinas. Ácido gálico e taninos.
6 - Alcalóides: derivados de aminoácidos alifáticos, derivados do triptofano e a partir da fenilalanina e seus derivados oxigenados.
7 - Carboidratos bioativos.
8 - Comunicação química e semioquímica
9 - "Molecular farming" e biotecnologia industrial.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Ana M. Lobo, Ana M. Lourenço; , 2007 , Biossíntese de Produtos Naturais, , IST Press
Dewick Paul M.; , 2009 , Medicinal Natural Products: A Biosynthetic Approach , John Wiley & Sons, Ltd
5. Walsh, C.T. & Tang Y , 2019 , Natural Product Biosynthesis: Chemical Logic and Enzymatic Machinery , The Royal Society of Chemistry, Croydon
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Esta UC compreende 32h de aulas teóricas e 32 horas de aulas teórico práticas, repartidas por 16 semanas. A lecionação do professor é acompanhada por projeção multimédia; O uso de laptops e tablets é encorajado promovendo interação e participação efetiva dos estudantes. Uma parte destas sessões em sala de aula é dedicada ao debate de aspetos correlacionados de metabolismo primário e secundários previamente pesquisados pelos estudantes. Cada aluno seleciona uma planta e prepara uma monografia sobre aspetos de farmacognosia e/ou de aplicações industriais dessa planta e projeta um trabalho prático a desenvolver em Laboratórios de Bioquímica I. A avaliação desta UC consiste em: a) 1 teste, nota mínima de 9,5 valores (40%). b) 1 projeto de trabalho prático (20%) c) 1 monografia sobre uma planta à escolha do estudante (30%) e apresentação à turma (10%).