Disciplina: Gestão e organização da Atividade Física e Desportiva em Ginásios e Clubes
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
52 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Ser capaz de entender os processos de gestão e da estrutura organizacional dos clubes e ginásios.
2 - Identificar os fatores críticos específicos, as técnicas e as medidas que influenciam a gestão e a sustentabilidade dos clubes e ginásios.
3 - Compreender o valor social e humano do desporto, da competição desportiva e das atividades físicas enquanto bens de promoção da qualidade de vida dos clientes e praticantes desportivos.
4 - Justificar a relevância da ética na gestão dos clubes e ginásios.
5 - Desenvolver as competências de pesquisa, redação e análise de reflexão crítica.
Conteúdos / Programa:
1 - Missão e estrutura organizacional dos clubes desportivos.
2 - A estratégia e gestão por objetivos dos clubes desportivos.
3 - O desporto enquanto serviço ou bem de interesse público e social.
4 - A gestão profissional versus a gestão voluntária.
5 - A Governance nos clubes desportivos.
6 - A responsabilidade social e a ética na gestão dos clubes desportivos.
7 - Marketing de serviços desportivos e de atividades físicas ligadas aos clubes.
8 - O valor do desporto e a gestão de receitas próprias dos clubes desportivos.
9 - Princípios da gestão de serviços em ginásios.
10 - Gestão de instalações e equipamentos de Fitness.
11 - Técnicas de gestão de eventos e empreendedorismo no mercado do Fitness.
12 - Gestão e liderança de equipas das atividades de ginásios.
13 - Satisfação e fidelização dos clientes.
14 - Patrocínio em ginásios e clubes desportivos.
15 - O trabalho de pesquisa científica, de redação e reflexão crítica.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Correia, A., et al. , 2008 , Manual de fitness & marketing para a competitividade dos ginásios e health clubs. , Ed. Visão e Contextos
Hoye, R., Nicholson, M., Smith, A., Stewart, B., & Westwebbek, H. , 2013 , Introduction to Sport Marketing. A Practical Approach. , Elsevier
Mestre, A. , 2017 , Direito do Fitness. Atividades em Ginásios e Health Clubs. , Edição Vida Económica
Robinson, L. & Palmer, D. , 2011 , Managing Voluntary Sport Organizations. , Taylor & Francis Group
Soares, J. (2018); Editores: Abel Correia, Rui Biscaia, Thiago Santos e Tiago Ribeiro , 2018 , Desporto: um projeto multidimensional enquanto atividade humana e social , Edição FMH
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Exposição da informação dos conteúdos com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas. 2. Desenvolvimento de leituras adicionais sobre o conteúdo como forma de aprofundar o conhecimento. 3. Participação ativa e relevante dos alunos nas aulas (20% da nota final) através das respostas às perguntas e da aplicação do conhecimento, pelo que é necessária uma frequência mínima de 75% das aulas. 4. Avaliação do conhecimento através de um teste (50%), exigindo uma nota mínima de 9,5 valores, para ficar aprovado, e pode ir a avaliação alternativa. 5. Realização de um trabalho de pesquisa científica, análise, produção de um relatório sobre um tema do programa, sujeito a apresentação e discussão (30%), avaliado em três fases distintas. Neste, as habilidades de estruturar o conhecimento, a interpretação dos dados e a reflexão crítica, a comunicação oral e a produção de relatórios escritos são encorajados e treinados.