Disciplina: Metodologias de Investigação e Análise de Dados

Área Científica:

Matemátia e Estatística

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O objetivo inicial desta disciplina passa por enquadrar o aluno com o processo de investigação, nomeadamente identificar o research gap, formular a(s) research question(s) e hipótese(s) científicas e selecionar as metodologias para testar a hipótese científica. Posteriormente, o objetivo é fornecer aos alunos os conceitos e conhecimentos fundamentais de delineamento experimental e estatística nas suas componentes teórica, teórico-prática e computacional, necessários à compreensão e desenvolvimento de experiências em ciência, em particular em agricultura. Adicionalmente, os estudantes deverão ser capazes de obter e interpretar alguns resultados gerados com software.
2 - Pretende-se assim que o estudante: a) reconheça a importância de uma correta metodologia experimental na montagem de experiências; b) reconheça as diferenças entre as diferentes técnicas de análise univariada e multivariada; c) consiga identificar o processo de amostragem, bem como o teste estatístico paramétrico ou não.

Conteúdos / Programa:

1 - O processo de Investigação
2 - Escrita científica: revisão da literatura, o pensamento critico e o processo de escrita científica
3 - Estatística Descritiva e exploração de dados
4 - Probabilidades
5 - Variáveis aleatórias e principais distribuições estatísticas
6 - Teoria da Amostragem
7 - Estimação pontual e por intervalos
8 - Delineamentos experimentais mais comuns em ciências agrárias
9 - Testes de hipóteses paramétricos
10 - Análise de variância
11 - Testes de hipóteses não-paramétricos
12 - Regressão linear e regressão não-linear
13 - Aplicação de métodos multivariados: Analise exploratória de dados, metodologias de classificação e de previsão

Bibliografia / Fontes de Informação:

Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C., & Pimenta, F. , 2015 , Introdução à Estatística , Escolar Editora
Montgomery, D.C. , 2013 , Design and analysis of experiments ,
Maroco, J. , 2021 , Análise Estatística com o SPSS ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos, com 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). O programa da UC está organizado em módulos. O acompanhamento do desenvolvimento dos discentes na UC será realizado da maneira assíncrona. A avaliação de conhecimentos e capacidades sempre que incluirá uma componente de avaliação contínua do desempenho dos alunos e aferição das aprendizagens relacionadas com os conteúdos do programa da UC (30% da nota final) e outra componente sumativa, que consistirá em testes teórico-práticos (30% da nota final) de avaliação dos conteúdos da disciplina, e uma análise crítica de um artigo Científico (40% da nota final).