Disciplina: Fruticultura Biológica

Área Científica:

Produção Agrícola e Animal

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Avaliação da importância da produção e do consumo de produtos de origem frutícola biológicos no Mundo, na Europa e em Portugal
2 - Identificação dos fatores limitantes da produção, de forma a avaliar as potencialidades produtivas de cada região
3 - O estudo da fisiologia de variedades comerciais e tradicionais autóctones e estudo das técnicas de produção dessas culturas, de modo a capacitar o aluno para o planeamento, execução e gestão técnica de pomares biológicos
4 - O estudo, em particular, dos sistemas de produção em agricultura biológica
5 - O estudo dos hábitos de vegetação e de frutificação das principais espécies e das variedades regionais autóctones
6 - Os objetivos atuais da investigação

Conteúdos / Programa:

1 - Produção e consumo de produtos frutícolas de agricultura biológica
2 - Ecofisiologia e regularização do crescimento, do desenvolvimento e da produção (temas comuns a várias espécies)
3 - Floração, vingamento e crescimento dos frutos, monda de frutos
4 - Viveiros, propagação e porta-enxertos
5 - Instalação e manutenção das culturas
6 - Limitações físicas, químicas e biológicas do terreno
7 - Situações de replantação
8 - Preparação do terreno e técnicas de plantação
9 - Exigências edafo-climáticas, fatores condicionantes da produtividade, poda e condução de espécies frutícolas em agricultura biológica
10 - Espécies tropicais Banana, Abacate, Manga, Ananás, Maracujá, Goiaba e Papaia
11 - Espécies sub-tropicais: Maracujá, Anona, Citrinos e Abacate
12 - Espécies de clima temperado: pomóideas (Maçã e Pêra), Prunóideas (Cereja, Pêssego e Ameixa), Frutos secos (Amêndoa, Castanha e Noz) Frutos vermelhos (Framboesa e Mirtilo) e kiwi
13 - Conservação dos recursos genéticos frutícolas das diferentes regiões estudadas

Bibliografia / Fontes de Informação:

Hartmann, H. T., Kester, D.E., Davies, F.T., Geneve, R.L. , 2011 , Hartmann and Kester?s plant propagation: principles and practices ,
Regulamento (UE) 2018/848 , Regulamento (UE) 2018/848 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio de 2018, relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos e que revoga o Regulamento (CE) n.º 834/2007 do Conselho ,
Rodrigues, J. R. , 2021 , Enxertia de árvores de fruto ,
Velarde, F. G. A. , Tratado de arboricultura frutal: Poda de frutales ,
Willer, H., Schalatter, B., Trávnícek, J., Kemper, L., & Lernoud, J. , 2020 , The world of Organic Agriculture - Statistics and Emerging Trends ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). O programa da UC está organizado em módulos, sendo que as atividades de aprendizagem serão lecionadas numa componente teórica introdutória (aulas síncronas) e os respetivos tópicos aprofundados, através de atividades assíncronas realizadas pelos alunos orientados por tutorias ativas. A UC inclui aulas teórico-práticas, aulas práticas e laboratoriais e seminários. As aulas teórico-práticas síncronas, decorrem para as componentes teóricas dos conteúdos programáticos, com metodologias expositivas recorrendo a meios de projeção audiovisual. Nas componentes práticas as aulas decorrem com metodologias explicativas e interrogativas dos conteúdos da UC com exercitação prática, fomentando a discussão dos temas e interação de grupo. A avaliação de conhecimentos e capacidades sempre que possível incluirá: Questionários de aferição das atividades; elaboração de trabalhos de grupo sobre temas específicos; apresentação e discussões em aula sobre temas relacionados com o programada UC, 2 testes teórico-prático (60% da nota final) e uma proposta escrita sobre "Instalação e manutenção de um pomar no modo de produção biológico" ou "plano de conversão de um pomar para o MPB" com apresentação oral e discussão (40% da nota final).