Disciplina: Gestão de Recursos Hídricos
Área Científica:
Agricultura, Silvicultura e Pescas
HORAS CONTACTO:
40 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - A unidade curricular visa a integração entre os conhecimentos gerais de hidrologia e das tecnologias aplicáveis à captação e utilização dos recursos hídricos com a vertente agronómica. O objetivo final é potenciar a gestão integrada dos recursos hídricos, com particular ênfase nas regiões insulares. A unidade curricular visa especificamente: Conhecer os principais usos e necessidades da água e o seu impacte socioeconómico e os instrumentos de planeamento sectorial aplicáveis à gestão dos recursos hídricos; Dominar as principais estratégias de gestão dos recursos hídricos e a sua relação com o uso agronómico, incluindo alguns das principais ferramentas de modelação utilizadas; Adquirir um conhecimento integrado da problemática da gestão dos recursos hídricos em regiões insulares, incluindo o recurso a fontes alternativas de água como seja, o aproveitamento da precipitação e as pequenas obras de captação e armazenamento do escoamento superficial.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução; a gestão eficiente dos recursos hídricos no contexto do desenvolvimento sustentado
2 - As bases hidrológicas da gestão dos recursos hídricos, eventos extremos, períodos de retorno e sua relação com a gestão dos recursos hídricos
3 - Evapotranspiração e relações água/produção
4 - Águas superficiais e subterrâneas; disponibilidade e características
5 - Usos da água e seus requisitos; economia da água, qualidade e quantidade
6 - Os instrumentos de gestão do território, o planeamento sectorial da água e a relação da gestão dos recursos hídricos com os usos do solo
7 - As tecnologias de captação, adução, armazenamento e distribuição de água para o regadio; estudo de tecnologias aplicáveis a regiões insulares
8 - Interação entre o uso do solo e o regime hídrico; técnicas de conservação da água e do solo
9 - Gestão da água no regadio a partir da evapotranspiração cultural; teor de humidade no solo; potencial hídrico do solo; potencial hídrico das folhas e temperatura das folhas
Bibliografia / Fontes de Informação:
Doorenbos, J., & Kassam, A. H. , 1979 , Yield response to water ,
Doorenbos, J., & Pruitt, W. O. , 1977 , Crop water requirements ,
Fontes, J. C. , 1994 , Utilização da temperatura do copado na condução da rega. ,
Graffon, R. Q., & Hussey K. , 2011 , Water Resources Planning and Management ,
Lenton, R., & Muller M. , 2009 , Integrated Water Resources Management in Practice: Better Water Management for Development. ,
Pereira, L. S. , 2004 , Necessidades de água e métodos de rega ,
Schiebelbein, L. M. (org.) , 2018 , Gestão de recursos hídricos e sustentabilidade. ,
Maidment, D. R. , Handbook of Hydrology ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). Nas aulas síncronas, pretende-se simular o ambiente de uma sala de aulas, interagindo em tempo real ao debate de questões relevantes para os objetivos da disciplina. Nas aulas assíncronas, o aluno realiza tarefas por si só ou assiste a uma aula já gravada, escolhendo o melhor horário para estudar. As aulas presenciais visam a análise e discussão de questões conceptuais e casos reais, assim como da aplicação das estratégias e conhecimentos, sendo complementadas com recurso a trabalhos individuais e de grupo e por exposição dos resultados desses trabalhos.