Disciplina: Oficina Avançada
Área Científica:
Design
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
10 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Gerar conhecimentos através do desenvolvimento de um projeto tridimensional com "inputs" de nível oficinal avançado.
2 - Desenvolver conhecimentos avançados sobre a criação e construção em design no contexto oficinal da oficina.
3 - Explorar ferramentas avançadas de criação através dos materiais e das tecnologias.
4 - Desenvolver competências projetuais para criar um design para a produção.
5 - Desenvolver um protótipo avançado.
Conteúdos / Programa:
1 - O design e os processos construtivos.
2 - O design de alta e baixa tecnologia.
3 - Da criação em oficina à autoprodução.
4 - A produção artesanal.
5 - O movimento Maker.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Alesina, I., & Lupton, E. , 2010 , Exploring materials: creative design for everyday objects. , Architectural Press
Ashby, M. F., & Johnson, K. , 2010 , Materials and design: the art and science of material selection in product design (2ª ed.). , Butterworth-Heinemann
Anderson, C. , 2012 , Makers - The New Industrial Revolution. , Crown Business
Guidot, R. , 2006 , Industrial design techniques and materials. , Flammarion
Lefteri, Chris , 2018 , Materiais em design: 112 materiais para design de produtos , Editora Blucher
Lupton, E , 2006 , D.I.Y.: design it yourself , Architectural Press
S.W.J. Giard , Imagination?s Promise: Practice-Based Design Research for Sustainability , Bloomsbury Academic
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Esta UC adota o Modelo de Avaliação 'C'. 2. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: avaliação contínua (20%) e a prática do projeto em design para a prototipagem (80%). 3. Sendo de natureza mais prática, espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento dos seus projetos. 4. Durante as diversas fases do projeto, espera-se que os alunos apresentem progressos e demonstrem autonomia. 5. Os alunos serão avaliados pelas capacidades de perceção, desenho, composição, modelação e comunicação. A avaliação da prática do projeto (80%) é subdividida até 3 componentes de avaliação (nenhuma das componentes de avaliação pode ser superior a 50%) correspondentes às fases do projeto e conforme Regulamento da avaliação da aprendizagem da Universidade da Madeira.