Disciplina: Módulo III.IV.
Área Científica:
Ciências Médicas / Ciências Cirúrgicas
HORAS CONTACTO:
62 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1- APRENDIZAGEM DE UM MODELO DE HISTÓRIA CLÍNICA
2- APRENDIZAGEM DOS SINTOMAS E SINAIS CARDINAIS DAS PRINCIPAIS SÍNDROMES CLÍNICAS
3- COMUNICAÇÃO MÉDICO-DOENTE
4- BASES DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO MÉDICO
Conteúdos / Programa:
AULAS TEÓRICAS DE CARÁCTER EMINENTEMENTE CONCEPTUAL, ONDE SERÃO ABORDADOS OS ASPETOS NUCLEARES DA SEMIOLOGIA DOS DIVERSOS ORGÃOS E SISTEMAS (CICLO DE AULAS DO NÚCLEO BÁSICO DE SEMIOLOGIA) E A SEMIOLOGIA APLICADA AOS PRINCIPAIS SÍNDROMES CÇÍNICOS (CICLO DE AULAS DO NÚCLEO DE SEMIOLOGIA APLICADA A SÍNDROMES CLÍNICOS). AS AULAS ESTÃO ESTRUTURADAS PARA APLICAR O CONHECIMENTO DA SEMIOLOGIA À ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA CLÍNICA.
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS CENTRADAS NA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS.
AULAS PRÁTICAS BASEADAS EM MODELOS MECÂNICOS E SIMULADORES. TREINO DO EXAME OBJETIVO MÉDICO - AUSCULTAÇÃO CARDÍACA, PULMONAR, PALPAÇÁO ABDOMINAL, AVALIAÇÃO DOS PULSOS, EXAME DO APARELHO LOCOMOTOR; TREINO DA COLHEITA DA HISTÓRIA CLÍNICA
Bibliografia / Fontes de Informação:
GUIDE TO PHYSICAL EXAMINATION AND HISTORY TAKING. 12TH EDITION. LYNN S. BICKLEY. WOLTERS KLUVER.
THE PATIENT HISTORY AN EVIDENCE-BASED APPROACH TO DIFFERENTIAL DIAGNOSIS. 2ND EDITION. MARK C. HENDERSON, LAWRENCE M. TIERNEY JR, GERAL W. SMETANA. LANGE.
SEMIOLOGIA MÉDICA. PRINCÍPIOS, MÉTODOS E INTERPRETAÇÕES. 2ª EDIÇÃO. J.L. DUCLA SOARES. LIDEL.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Avaliação Teórica = 60%