Subject: Module III.IV.
Scientific Area:
Medical Sciences / Surgical Sciences
Workload:
62 Hours
Number of ECTS:
6,5 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
1- LEARNING A CLINICAL HISTORY MODEL
2- LEARNING OF SYMPTOMS AND CARDINAL SIGNS OF MAJOR CLINICAL SYNDROMES
3- DOCTOR-PATIENT COMMUNICATION
4- BASES OF THE HISTORY OF MEDICAL THOUGHT
Syllabus:
AULAS TEÓRICAS DE CARÁCTER EMINENTEMENTE CONCEPTUAL, ONDE SERÃO ABORDADOS OS ASPETOS NUCLEARES DA SEMIOLOGIA DOS DIVERSOS ORGÃOS E SISTEMAS (CICLO DE AULAS DO NÚCLEO BÁSICO DE SEMIOLOGIA) E A SEMIOLOGIA APLICADA AOS PRINCIPAIS SÍNDROMES CÇÍNICOS (CICLO DE AULAS DO NÚCLEO DE SEMIOLOGIA APLICADA A SÍNDROMES CLÍNICOS). AS AULAS ESTÃO ESTRUTURADAS PARA APLICAR O CONHECIMENTO DA SEMIOLOGIA À ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA CLÍNICA.
AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS CENTRADAS NA DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS.
AULAS PRÁTICAS BASEADAS EM MODELOS MECÂNICOS E SIMULADORES. TREINO DO EXAME OBJETIVO MÉDICO - AUSCULTAÇÃO CARDÍACA, PULMONAR, PALPAÇÁO ABDOMINAL, AVALIAÇÃO DOS PULSOS, EXAME DO APARELHO LOCOMOTOR; TREINO DA COLHEITA DA HISTÓRIA CLÍNICA
Literature/Sources:
GUIDE TO PHYSICAL EXAMINATION AND HISTORY TAKING. 12TH EDITION. LYNN S. BICKLEY. WOLTERS KLUVER.
THE PATIENT HISTORY AN EVIDENCE-BASED APPROACH TO DIFFERENTIAL DIAGNOSIS. 2ND EDITION. MARK C. HENDERSON, LAWRENCE M. TIERNEY JR, GERAL W. SMETANA. LANGE.
SEMIOLOGIA MÉDICA. PRINCÍPIOS, MÉTODOS E INTERPRETAÇÕES. 2ª EDIÇÃO. J.L. DUCLA SOARES. LIDEL.
Assesssment methods and criteria:
Avaliação Teórica = 60%