Disciplina: Tronco Comum I

Área Científica:

Medicina Preventiva e Ciências Sociais

HORAS CONTACTO:

19 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Ética

✓ Conhecer as principais Teorias e Princípios em Bioética; 

✓ Compreender a natureza das interações na Educação e Ciência; 
✓ Identificar as questões éticas colocadas no fim da vida humana: morte cerebral, eutanásia e suicídio ajudado e diretivas antecipadas de vontade.
✓ Identificar as questões éticas colocadas no início da vida: estatuto materno-fetal, Interrupção Voluntária da Gravidez, tomada de decisões na infância, autonomia e capacidade; 
✓ Conhecer as questões de ética e saúde mental em particular vulnerabilidade, o internamento compulsivo e a ética transcultural; 
✓ Reconhecer os aspetos fundamentais da Integridade Científica (e Fraude); 
✓ Reconhecer os princípios éticos das organizações de saúde ? Ética Organizacional e relacional 
✓ Compreender a dimensão ética inerente aos avanços da biotecnologia no início da vida: Fertilização In Vitro, genética, testes genéticos e screening, gestação de substituição; 
✓ Integrar na complexidade aspetos relacionados aos sistemas de saúde; 
✓ Identificar as origens, o papel e funções de comissões de ética.
 
Suporte Básico de Vida
 
Sensibilizar os alunos para a importância da reanimação cardio-respiratória (RCR).
Formação sobre as técnicas básicas em RCR.

Conteúdos / Programa:

Iniciação às grandes questões e princípios da Bioética nas suas vertentes humana, da bioética da natureza e bioética animal e respectiva evolução histórica. Interface na sua expressão nas ciências sociais.

Suporte Básico de Vida.
Esta actividade pedagógica destina-se a fornecer a informação básica sobre Reanimação Cardio-Respiratória (RCR) que qualquer cidadão deve dominar. O futuro médico deverá aprofundar os conhecimentos e o domínio de técnicas que lhe permitam actuar no âmbito dos restantes elos da Cadeia de Sobrevivência.
Em RCR não basta possuir conhecimentos: é necessário treinar, regularmente, gestos e atitudes. Para tal, utilizam-se modelos com componentes simuladores da anatomia e fisiologia do ser humano com diferentes níveis de complexidade. 
O treino regular e orientado garante a preparação de pessoas mais conscientes da sua função social e, por isso, mais cultas e participativas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

- Singer, Peter A., Viens, A. M. - The Cambridge Textbook of Bioethics-Cambridge University Press (2008) - Smajdor, Anna; Herring, Jonathan, Wheeler, Robert - Oxford Handbook of Medical Ethics and Law-OUP Oxford (2022) - McCullough, Laurence B. - Thomas Percival?s Medical Ethics and the Invention of Medical Professionalism_ With Three Key Percival Texts, Two Concordances, and a Chronology (2022) - Robertson, Michael; Walter, Garry - Ethics and Mental Health ? The Patient, Profession and Community-CRC Press (2013) Bibliografia específica: fornecida em cada aula

Métodos e Critérios de Avaliação:

Avaliação do Ensino:

Ética e Ciências Sociais- Avaliação Teórica, prova escrita

Suporte Básico de vida- Avaliação prática

 

Cálculo da classificação final da Unidade Curricular: 

✓ Tronco Comum I-a) Ética e Ciências Sociais: 73%;
✓ Tronco Comum I-b) Suporte Básico de Vida: 27%