Subject: Shared Core I

Scientific Area:

Preentive Medicine and Social Sciences

Workload:

19 Hours

Number of ECTS:

5,5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

Ética

✓ Conhecer as principais Teorias e Princípios em Bioética; 

✓ Compreender a natureza das interações na Educação e Ciência; 
✓ Identificar as questões éticas colocadas no fim da vida humana: morte cerebral, eutanásia e suicídio ajudado e diretivas antecipadas de vontade.
✓ Identificar as questões éticas colocadas no início da vida: estatuto materno-fetal, Interrupção Voluntária da Gravidez, tomada de decisões na infância, autonomia e capacidade; 
✓ Conhecer as questões de ética e saúde mental em particular vulnerabilidade, o internamento compulsivo e a ética transcultural; 
✓ Reconhecer os aspetos fundamentais da Integridade Científica (e Fraude); 
✓ Reconhecer os princípios éticos das organizações de saúde ? Ética Organizacional e relacional 
✓ Compreender a dimensão ética inerente aos avanços da biotecnologia no início da vida: Fertilização In Vitro, genética, testes genéticos e screening, gestação de substituição; 
✓ Integrar na complexidade aspetos relacionados aos sistemas de saúde; 
✓ Identificar as origens, o papel e funções de comissões de ética.
 
Suporte Básico de Vida
 
Sensibilizar os alunos para a importância da reanimação cardio-respiratória (RCR).
Formação sobre as técnicas básicas em RCR.

Syllabus:

Introduction to major issues and principles of Bioethics in its human aspects , nature bioethics and animal bioethics and their historical evolution. Interface in its expression in the social sciences.

In CRR not enough literate: it is necessary to train gestures and attitudes regularly.  To this end, we use models with Anatomy and Physiology simulators of the human being with different levels of complexity. 
Regular and targeted training ensures awareness of social function and, therefore, a cultured and participatory population.

Literature/Sources:

- Singer, Peter A., Viens, A. M. - The Cambridge Textbook of Bioethics-Cambridge University Press (2008) - Smajdor, Anna; Herring, Jonathan, Wheeler, Robert - Oxford Handbook of Medical Ethics and Law-OUP Oxford (2022) - McCullough, Laurence B. - Thomas Percival?s Medical Ethics and the Invention of Medical Professionalism_ With Three Key Percival Texts, Two Concordances, and a Chronology (2022) - Robertson, Michael; Walter, Garry - Ethics and Mental Health ? The Patient, Profession and Community-CRC Press (2013) Bibliografia específica: fornecida em cada aula

Assesssment methods and criteria:

Avaliação do Ensino:

Ética e Ciências Sociais- Avaliação Teórica, prova escrita

Suporte Básico de vida- Avaliação prática

 

Cálculo da classificação final da Unidade Curricular: 

✓ Tronco Comum I-a) Ética e Ciências Sociais: 73%;
✓ Tronco Comum I-b) Suporte Básico de Vida: 27%