Disciplina: História e Fundamentos da Psicologia
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
0 - Esta unidade curricular tem como objetivo geral fornecer uma formação em História e conceitos fundadores da Psicologia, pretendendo que os alunos:
1 - Conheçam as origens da Psicologia e a sua história e evolução como ciência;
2 - Caracterizem os principais sistemas históricos, autores e escolas a eles associados, bem como o seu enquadramento histórico e cultural;
3 - Conheçam os conceitos, métodos e perspetivas epistemológicas importantes em ciência e em Psicologia;
4 - Definam a Psicologia como ciência, descrevendo o seu objeto, métodos e domínios científicos.
5 - Desenvolver competências de pesquisa, revisão e leitura científicas na área da Psicologia;
6 - Desenvolver uma visão integradora e reflexiva sobre a Psicologia.
Conteúdos / Programa:
1 - A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
1.1 - Origens da Psicologia e influências da Filosofia e Fisiologia
1.2 - Sistemas históricos e contemporâneos da Psicologia
1.2.1 - Estruturalismo
1.2.2 - Funcionalismo
1.2.3 - Psicanálise
1.2.4 - Behaviourismo
1.2.5 - Gestaltismo
1.2.6 - Cognitivismo
1.2.7 - Humanismo e existencialismo
1.2.8 - Psicologia Positiva
1.3 - História da Psicologia em Portugal
2 - A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA
2.1 - Epistemologia: Etimologia e definição
2.2 - As principais correntes epistemológicas: A. Comte, T. Kuhn, K. Popper, G. Bachelard, E. Morin
2.3 - Definição e objeto da Psicologia
2.4 - Métodos em Psicologia
2.5 - Domínios científicos: Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e unidade da Psicologia
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bachelard, G. , 1984 , A epistemologia , Lisboa: Edições 70
Kuhn, T. S. , 2001 , A estrutura das revoluções científicas , São Paulo: Perspectiva
Lagache, D. , 1988 , A unidade da Psicologia , Lisboa: Edições 70
Gleitman, H. , 2011 , Psicologia , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Greenwood, J. , 2009 , A conceptual history of psychology , New York: Mc Graw-Hill
Hergenhahn, B., & Henley, T. , 2013 , An introduction to the history of psychology , Belmont: Wadsworth-Cengage Learning
Popper, K. , 1997 , O realismo e o objectivo da ciência , Lisboa: D. Quixote
Schultz, D., & Schultz, S. E. , 2007 , História da Psicologia moderna , São Paulo: Thomson
Sousa Santos, B. , 2002 , Um discurso sobre as ciências , Porto: Edições Afrontamento
Borges, I. , 1985 , História da Psicologia em Portugal (V) ,
Bachelard, G. , 2003 , A formação do espírito científico , Rio de Janeiro: Contraponto
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino incluem (i) a exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente, com recurso a meios audiovisuais, (ii) métodos ativos que corresponderão à realização de atividades de aplicação, integração e reflexão dos conteúdos (e.g., leitura e análise de textos, discussões em grande e pequeno grupo, e exercícios), (iii) acompanhados do método interrogativo. Será promovido o trabalho autónomo dos alunos, nomeadamente a pesquisa, revisão e leitura bibliográfica quer a partir da literatura proposta, quer da informação recolhida de forma autónoma em bases de dados científicas. A avaliação inclui os seguintes elementos de avaliação, com as respetivas ponderações no cálculo da nota final: - 1 teste (50% da nota final); - 1 trabalho de grupo (50% da nota final) com apresentação oral e escrita.