Disciplina: Estatística I
Área Científica:
Matemática
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
O1 - Os estudantes devem ser capazes de interpretar a informação estatística, quer a de carácter geral, quer a mais específica da área.
O2 - Aprender algumas técnicas tradicionais usadas na inferência estatística tais como os intervalos de confiança e os testes de hipóteses.
O3 - Lidar com algumas situações em que o uso da estatística paramétrica não é adequada.
Conteúdos / Programa:
P1 - Modelos estatísticos: 1.1 Distribuições de probabilidade para variáveis: 1.1.1 discretas: binomial e de Poisson; 1.1.2 contínuas: normal, t de Student e qui-quadrado.
P2 - Inferência estatística: 2.1 Estimador e estimativa. 2.2 Intervalos de confiança para: 2.2.1 uma proporção, para o valor médio e para a variância; 2.2.2 a diferença de duas proporções e diferença de valores médios.
P3 - Testes de hipóteses paramétricos: 3.1 Hipótese nula e alternativa. Erros de 1ª e 2ª espécie. Potência do teste. 3.2 Testes para uma proporção, para o valor médio e para a variância. 3.3 Testes a duas proporções e a dois valores médios.
P4 - Testes de hipóteses não paramétricos: teste de ajustamento do qui-quadrado, de independência e de homogeneidade.
Bibliografia / Fontes de Informação:
W. Daniel , 1995 , Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences , John Wiley & Sons.
B. S. Everitt , 1977 , The Analysis of Contingency Tables , Wiley. New York
A. Pereira , 2006 , SPSS-Guia Prático de Utilização. Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia , Edições Sílabo
D. Pestana e S. Velosa, , 2010 , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian
E. Reis, P. Melo, R. Andrade e T. Calapez , 1997 , Estatística Aplicada , Edições Sílabo
M. F. Triola , 1997 , Elementary Statistics , Addison-Wesley
J. H. Zar , 2009 , Biostatistical Analysis , Pearson Prentice Hall
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
M1. As aulas teóricas são do tipo expositivo (recorrendo ao computador e ao projetor), embora os alunos possam intervir sempre que precisarem. M2. As aulas teórico-práticas destinam-se essencialmente à resolução dos exercícios propostos, recorrendo à calculadora e ao softwar estatístico SPSS. M3. Na época normal, a avaliação é realizada através de duas frequências, cada uma delas com uma ponderação de 50% na nota final. Em caso de insucesso, qualquer das frequências pode ser recuperada na época de recurso.