Disciplina: Psicologia Clínica e da Saúde

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Esta unidade estabelece como objetivos:
1 - Compreender a Psicologia Clínica no quadro conceptual da Psicologia como ciência;
2 - Caracterizar e fundamentar teoricamente os elementos chave do processo de intervenção;
3 - Conhecer as diferentes modalidades de intervenção em Psicologia Clínica;
4 - Compreender as funções do psicólogo clínico em diferentes contextos de trabalho;
5 - Compreender as questões éticas e deontológicas associadas ao exercício da profissão de psicólogo clínico;
6 - Adquirir e exercitar competências de pesquisa regular das investigações mais relevantes a nível nacional e internacional no âmbito da psicologia clínica.

Conteúdos / Programa:

1 - A Psicologia Clínica enquanto campo de construção e aplicação de conhecimento.
1.1 - Definição e perspetiva histórica.
1.2 - Enquadramento na ecologia social atual e implicações da intervenção nos diferentes níveis ecológicos.
1.3 - Caraterização do campo de investigação.
2 - A Psicologia Clínica.
2.1 - Funções do psicólogo clínico.
2.1.1 - Tipologias de intervenção.
2.1.2 - O psicólogo clínico em contexto de equipas multidisciplinares .
2.2 - Níveis de inferência clínica.
2.3 - Os elementos chave do pro cesso de intervenção.
2.3.1 - A relação terapêutica.
2.3.2 - A avaliação.
2.3.3 - Formulação de caso.
2.3.4 - Planificação da intervenção.
2.3.5 - O que se entende por "mudança"?
2.3.6 - Avaliação de resultados da intervenção.
2.3.7 - Comunicação relativa ao processo: destinatários, objetivos e formatos.
2.4 - Questões éticas associadas aos elementos-chave do processo de intervenção.
3 - Os contextos de exercício da Psicologia Clínica.
4 - Desafios atuais da Psicologia Clínica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ackerman, S. J., & Hilsenroth, M. J. , 2003 , A review of therapist characteristics and techniques positively impacting the therapeutic alliance ,
Baker, T. B., McFall, R. M., & Shoham, V. , 2008 , Current status and future prospects of clinical psychology toward a scientifically principled approach to mental and behavioral health care ,
Barlow, D. H. (Ed.) , 2010 , The Oxford Handbook of Clinical Psychology , Oxford: Oxford University Press.
Francis, R. , 2004 , Ética Para Psicólogos , Lisboa: Instituto Piaget.
Mahoney, M. J. , 1991 , Human change processes: The scientific foundations of psychotherapy , New York, NY, US: Basic Books.
Pereira, D. , 2014 , Parentalidade e proteção à infância: um guia para a avaliação da capacidade parental. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas assentarão nos métodos expositivo e interrogativo, com recurso a exemplos e exercícios que potenciem a reflexão crítica e fundamentada sobre a psicologia clínica. Os alunos serão avaliados através de trabalho individual, trabalho de grupo e frequência. O trabalho individual incidirá sobre uma temática emergente na psicologia clínica (ex: e-therapy, correlatos biológicos da psicoterapia). O trabalho de grupo detalhará a atuação do psicólogo clínico num contexto específico relativamente aos vários elementos chave do processo de intervenção e incluirá uma reflexão teórica sobre os mesmos, a partir de entrevista realizada a um profissional. Será ponderada a apresentação oral escrita de ambos os trabalhos. A frequência assentará em questões de desenvolvimento e reflexão crítica. Os trabalhos têm uma ponderação de 50% para a nota final (25% + 25%) tal como a frequência, sendo necessário alcançar uma nota mínima de 9,5 em cada um destes componentes (modelo de avaliação B).

Regente da Disciplina:

Maria Luísa Pereira Soares