Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento II

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Possuir instrumentos conceptuais necessários para a caraterização e compreensão do processo de desenvolvimento psicológico na adolescência.
2 - Identificar, numa perspetiva multidimensional, as principais transformações ou mudanças que ocorrem na idade adulta e terceira idade.
3 - Ser capaz de aplicar os conceitos a situações concretas ou casos práticos relacionados com as diferentes etapas do desenvolvimento.
4 - Saber analisar criticamente tópicos relacionados com os conteúdos programáticos

Conteúdos / Programa:

1 - Adolescência.
1.1 - Adolescência: definição e principais tarefas de desenvolvimento.
1.2 - As diferentes dimensões do desenvolvimento.
1.2.1 - O desenvolvimento físico, o corpo e a sexualidade.
1.2.2 - O desenvolvimento cognitivo, moral e a aprendizagem.
1.2.3 - O desenvolvimento afectivo e social.
2 - Adultez emergente.
2.1 - Características e tarefas desenvolvimentais da adultez emergente.
2.2 - O aluno do ensino superior.
3 - O adulto e o idoso.
3.1 - O envelhecimento no contexto do desenvolvimento.
3.2 - Dimensões e tarefas de desenvolvimento.
3.2.1 - O envelhecimento biológico e suas implicações.
3.2.2 - As capacidades cognitivas e a questão do declínio.
3.2.3 - A personalidade e a questão da mudança versus estabilidade.
3.2.4 - O desenvolvimento psicossocial do adulto e do idoso.
3.3 - O ciclo de vida familiar e a família no fim da vida.
3.4 - Perdas, morte e lutos.
3.5 - O envelhecimento ativo e bem-sucedido.

Bibliografia / Fontes de Informação:

D. Marcelli, A. Braconnier , 2000 , As mil faces da adolescência , Climepsi editores
Papalia, D. E., & Feldman, R. D. , 2013 , Desenvolvimento humano (12th ed.) , McGraw-Hill e Artmed
Fonseca, A. M. , 2005 , Desenvolvimento humano e envelhecimento. , Climepsi
Baltes, P .B. , 1987 , Theoretical propositions of life-span developmental psychology. On the dynamics between growth and decline. , Developmental Psychology, 23
Fleming, M. , 2005 , Entre o medo e o desejo de crescer. , Edições Afrontamento.
Fonseca, A. M. , 2004 , O envelhecimento. , Universidade Católica
Sousa, L., Figueiredo, D., Cerqueira, M. , 2004 , Envelhecer em família. , Âmbar
Sprinthall, N. A., & Collins, W. A. , 1994 , Psicologia do adolescente. , Fundação Calouste Gulbenkian
Vandenplas-Holper, C. , 2000 , Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. , Edições Asa
Relvas, A. P. , 2006 , O ciclo vital da família , Porto, Edições Afrontamento

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino englobam a exposição teórica e a realização de actividades que impliquem a participação efetiva e ativa dos alunos no processo de pesquisa e aquisição dos conhecimentos: análise de textos e visualização de vídeos, seguidos de reflexão e debate; realização de trabalhos de grupo e/ou sua apresentação. A avaliação inclui um teste escrito (com uma ponderação de 50% na nota final) e trabalhos de grupo, sua apresentação e discussão oral (com uma ponderação integrada de 50% na nota final da disciplina).