Disciplina: Língua Estrangeira A1.2 Francês

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Os conteúdos da Língua Estrangeira, Francês A1 dividem-se em seis unidades (doze lições) bem distintas de acordo com os doze temas correspondentes. Os conteúdos da Lingua Estrangeira, Francês A1.2 são a continuação de Francês A1.1, e dividem-se em três unidades (seis lições) bem distintas de acordo com seis temas correspondentes. O vocabulário, a gramática, a pronúncia, a leitura e a escrita são inseridos, progressivamente, em cada lição das unidades. A importância é de combinar entre as atividades orais em mesmo nível de que as atividades escritas e compreensão, isto é "comunicação competências" na língua de aprendizagem.

Conteúdos / Programa:

1. - A. Grammaire et texte Leçon QUATRE : Grammaire
1.2. - Leçon QUATRE BIS : Situations: - « Parlez-vous français »
1.3. - - Lectures: « Vie d'étudiant ». « En France... »
1.4. - - « Chanson d'automne » : poème de Paul Verlaine
1.5. - B. LES CONNAISSANCES CULTURELLES ET VOCABULAIRE PROGRESSIF DU FRANÇAIS
1.6. - Partie grammaticale
1.6.1. - - Les différentes formes de négation (verbes, locutions négatives, etc.)
1.6.2. - - Conjugaison des différents verbes réguliers et irréguliers
1.6.3. - - Les adjectifs, leurs places et leurs variabilités en genre et en nombre
1.6.4. - - Les expressions particulières
1.6.5. - - Les articles définis et indéfinis
2. - - Leçon CINQ : Grammaire
2.1. - - Leçon CINQ BIS : Situations: - «Tu ou Vous ?»
2.2. - - Lectures : « Plaisirs des saisons »
3. - - Leçon SIX Observations : Tout dépend du niveau des Etudiants pour réaliser cette leçon. Sinon, ce sera pour le niveau A2.1. (Les pronoms personnels accentués, le comparatif de l'adjectif qualificatif, le verbe irrégulier "savoir", le pronom relatif, les deux verbes employés successivement, le futur proche, les noms de professions après le verbe "être".)
4. - - Leçon SIX BIS Observations : Tout dépend du niveau des Etudiants pour réaliser cette leçon. Sinon, ce sera pour le niveau A2.1. Situations: Ma famille, ta famille Lecture : Lettre de Michèle à sa correspondante américaine Activités écrites et orales

Bibliografia / Fontes de Informação:

Descotes-Genon, Ch., Morsel, M.-H, Richou, C. , 1993 , L?exercisier, L?expression française pour le niveau intermédiaire , PUG, Flem, Grenoble
Bérard, É., , 2007 , Grammaire du français. Comprendre, réfléchir, communiquer. Niveaux A1/A2 du Cadre européen commun de référence. , Editions Didier
Carvalho de O. , 2007 , Gramática do Francês Fundamental. Ensino Básico; Ensino Secundário. , Porto Editora
Glaud, L., Lannier, M., Loiseau, Y. , 2015 , Grammaire essentielle du français. A1/A2.100% FLE , Editions Didier
Grégoire, M., Thiévenaz, O. , 2003 , Grammaire progressive du français , Porto Editora, CLE International.
Larousse , 2004 , Gramática de Francês. Guia Essencial da Gramática Francesa. Companheiro Ideal de Revisões Para Todos Os Estudantes de Francês. , Larousse
Miquel, C. , 2016 , Vocabulaire Progressif du Français.2e Édition avec 280 exercices , CLE International.
Pucciani/Hamel , 2002 , Langue & Langage 5E. Le français par le français , Thomson. Custom Publishers, USA.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Métodos de Ensino: Multi abordagens - Não falar em português - Aulas expositivas, teórico-práticas com a apresentação Power Point (videoprojector) - Utilização do Internet: atividades culturais (fotos, mapas geográficas, etc) - Discussão Temática e/ou de Conteúdos Teóricos; - Leituras e debates; - Exposições Orais; - Jogos (descrição dos objetos, retrato pessoal, etc. - Gestos - Os alunos podem utilizar os dicionários (português / francês, francês / português ; - Simulação de diálogos ; - Canções com letras, etc. A avaliação de aprendizagem ou de aquisição do conhecimento da disciplina Língua Francesa A1.2 (Nível Elementar) é através de avaliação com 3 frequências 33% cada e um ponto para a média final com projeto opcional e um ponto para a média final se participação oral.