Disciplina: Linguística Alemã Aplicada
Área Científica:
Linguística
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta unidade curricular pretende introduzir os estudantes na área temática da Linguística Aplicada. Em particular, serão analisados mais de perto os aspetos relacionados com a aprendizagem e o ensino do alemão como língua estrangeira.
2 - Aquisição de conhecimentos acerca de princípios básicos da Sintaxe e das características linguísticas e tipos de Texto, também de uma perspetiva contrastiva.
3 - Esta disciplina deve, também, motivar os alunos para um trabalho linguístico individual.
4 - Paralelamente a estes objetivos linguísticos, pretender-se-á na parte prática da disciplina, um aprofundamento dos conhecimentos de língua alemã (Nível-alvo: B1+ / B2).
Conteúdos / Programa:
1 - Sintaxe: O que é uma frase? Tipos de frases, constituintes da frase, modelos frásicos.
2 - Características linguísticas de um tipo de texto: internas (a sua forma, o seu tema/conteúdo) e externas (a sua função e o seu contexto)
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Castell, A. , 2002 , Gramática de la lengua alemana , Editorial Idiomas
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Schlobinski, P. , 2014 , Grundfragen der Sprachwissenschaft , Vandenhoek & Ruprecht
Langenscheidtredaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , München
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Hohmann, S. , 2019 , Deutsch Intensiv - Schreiben B2 - Das Taining , Klett
Vayenas, C. , 2020 , Der, Die, Das ? Os segredos do gênero na língua alemã , Amazon Italia Logistica
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-práticas; sessões expositivas e discussão de temas relevantes. Avaliação: Tipo A: Avaliação continua (resolução de fichas a pares ou em grupo, uma breve apresentação oral ou miniprojecto a pares ou em grupo sobre aspetos importantes de um tema ligado à sintaxe ou à linguística do texto ...) 50% + uma frequência escrita (50%); Tipo B: 2 Frequências escritas (cada 50%) Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência escrita (Tipo A) ou a frequência na qual obtiveram menor nota (Tipo B). Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante poderão ser avaliados como os alunos com estatuto normal ou realizar uma prova escrita das duas frequências (100%). A avaliação continua não pode ser nem recuperada nem melhorada na época de recurso ou na época especial. Na época especial, os alunos poderão realizar uma prova escrita (100%) para aprovar a unidade curricular.