Disciplina: Inglês Aplicado C1.2 - Turismo/Lazer
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
1 - Reconhecer e analisar os diferentes tipos de textos escritos e falados em inglês (especificidade verbal, estrutura, forma e terminologia) em diversos segmentos do turismo.
2 - Usar uma variedade de expoentes lexicais numa variedade de funções na comunicação interpessoal e profissional (adequação lexical e sintática, precisão e economia).
3 - Reconhecer diferentes formas de interação através da participação em debates e apresentações orais curtas e entrevistas, considerando diferentes variedades linguísticas em contacto (ELF; EIL; ESP).
4 - Investigar diversos tipos de texto em domínios inter-discursivos coadjuvados por uma análise linguística em contexto e das suas regularidades (ou seja, "tenor", domínio, campo, registo, variedade linguística, escolha lexical, sintaxe e estrutura).
5 - Considerar as trocas socioculturais ao planear uma visita guiada (atitudes e apoio da comunidade local, tradições, culturas e comunidades, principais atrações históricas e naturais; rotas regionais e percursos pedestres).
Conteúdos / Programa:
1 - Indústrias de Turismo e Lazer 1.1. Rede de Distribuição: Cadeia do Turismo 1.2. Destino / Locais 1.3. Transporte 1.4. Alojamento 1.5. Comidas e bebidas 1.6. Marketing e Publicidade (Materiais Orientados para o Consumidor: Panfletos, Brochuras, Cartazes, Guias de Viagem, Anúncios; 1.7. Reservas e Vendas 1.8. Planeamento e Organização de Atividades (Locais de Conferências, Reuniões, Elaboração de um Programa de Excursões) 1.9. Eventos e Lazer (Desporto e Lazer: Atividades ao ar livre; Recreação Mental e Física; Instalações Recreativas; Produtos e Atividades)
2 - Comunicação Interpessoal Especializada 2.1. Comunicação Visitante/Agente de Viagens (Recompensar e Reforçar; Questionar; Negociar; Descrever e Explicar; Persuadir; Dar instruções; Pedir Desculpa; Afirmar; Dar instruções; Monitorizar o Visitante)
3 - Comunicação Profissional: Cadeia Turística Internacional / Nacional 3.1. Atividades Profissionais (Dar Informação sobre Férias/Lazer; Fazer Reservas e Preencher Formulários; Planear um Pacote Turístico; Desenhar um Itinerário; Promover um Local de Férias/Lazer; Contactar as Direções de Turismo Regionais, Nacionais e Internacionais) 3.2. Pesquisa de Mercado, Licitação, Recibos (Tabelas, Gráficos, Estatísticas e Números) 3.3. Avaliação do Turismo - Destinos: Entrevistas e Questionários 3.4. Política e Regulamentação do Turismo (Princípios Orientadores: Responsabilidades Sociais, Económicas e Ambientais)
4 - Intercâmbios Socioculturais (Planificação de uma Visita Guiada; Apoio e Atitudes da Comunidade Local; Tradições, Culturas e Comunidades Locais; Principais Atrações Históricas e Naturais; Rotas Regionais e Percursos Pedestres)
5 - Gramática Inglesa - Revisão, consolidação e aquisição de itens gramaticais: Substantivos (coletivos; Derivação; Compostos; Empréstimos; Neologismos); Adjetivos (Graus de Comparação; Formação; Adjetivos Compostos com Números; Ordem); Advérbios; Grupos Nominais (Pré-modificação / Pós-modificação); Verbo ("Two-Part Verbs"; Tempo, Aspeto, Modo e Voz; "Finites"; Infinitivo, Particípio Passado e Forma "-ing"); Verbos modais; Verbos compostos; Coordenação e Subordinação; Orações Relativas; Inversão e Ênfase
Bibliografia / Fontes de Informação:
A. Sousa, A., G. Gouveia , 2020 , Communication in tourism: Information technologies, the human user, visual culture, and the location , Springer
J. César Félix-Brasdefer , 2015 , The language of service encounters , Publisher:Cambridge University Press
A. de Fina , 2016 , Linguistic practices and transnational identities , Routledge.
A. Jaworski, A. Pritchard , 2005 , Discourse, communication and tourism , Clevedon: Cromwell Press.
J. Maybin, N. Mercer (Eds.) , 1996 , Using English: From conversation to canon , Routledge with the Open University
W. J. Mitchel , 2005 , Placing words: Symbols, space and the city , Cambridge: MIT
S. Sarangi , The conditions and consequences of professional discourse studies , London: Equinox
A. Sousa , 2020 , Fostering civility and politeness awareness in professional discourse: Critical genre analysis of course books in professional communication , De Gruyter: Lodz Papers in Pragmatics
M. Byram , 2012 , Conceptualizing intercultural (communicative) competence and intercultural citizenship , Routledge
Council of Europe , Council of Europe 2020. Common European Framework of Reference for Languages: Learning, teaching, assessment ? Companion volume , Council of Europe Publishing, Strasbourg
P. Garcés-Conejos Blitvich , 2015 , Setting the linguistics research agenda for the e-service encounters genre: natively digital versus digitized perspectives , Leiden: Brill
M. Heller, A.Jaworski & C.Thurlow. , 2014 , ntroduction: Sociolinguistics and tourism - mobilities, markets, multilingualism , Journal of Sociolinguistics 18/4
K. Hyland , 2011 , Disciplinary specificity: discourse, context, and ESP , Ann Arbor, MI: University of Michigan Press.
A. Jaworski , 2009 , Greetings in tourist-host encounters , Basingstoke: Palgrave Macmillan
C. Morrris , 2012/ , Flash on English for Tourism. Answer key and Transcripts , Eli Publishing, ESP Series
R. Wyatt , 2019 , Check Your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism: All You Need to Improve your Vocabulary , Bloomsbury PDF, ebook
P. Strutt I. Dubicka; M. O'Keeffe , 2017 , English for International Tourism Upper Intermediate Coursebook and DVD-ROM Pack - New Edition , Longman
R. Carter, M. McCarthy , 2006 , Cambridge Grammar of English: A Comprehensive Guide - Spoken and Written English Grammar and Usage , Cambridge: Cambridge University Press
D. Biber, et. al. , 2004 , Longman Grammar of Spoken and Written English , Essex: Longman,
V. Collins , 1996 , The Authentically English Dictionary for the Tourism Industry , London: Authentically English
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
- Metodologia centrada no estudante e orientada para a tarefa apoiada pelo ensino/aprendizagem para fins específicos, reflexiva e colaborativa, por trabalhos orais e escritos breves (trabalho em pares e em grupo), dramatizações e apresentações. - Abordagem interativa e baseada em atividades - praticando-se o idioma de forma a desenvolver as habilidades de comunicação interpessoal e profissional dos estudantes, dando-se também ênfase à gramática, ao vocabulário (linguagem especializada) e à prosódia. - Análise linguística em contexto de fontes autênticas (incluindo trabalho sobre corpora e terminologia) coadjuvada pela produção de textos orais e escritos que os estudantes utilizarão na vida real, tais como: contratos, relatórios, formulários, faturas, cartas, atas, avisos, folhetos, mensagens e faxes. AVALIAÇÃO TIPO A: a) Exame escrito 1 (Tópicos 1,4): 5 Valores; b) Exame escrito 2 (Tópicos 3,5): 9 valores; c) Apresentação Oral - Projeto: 6 Valores