Disciplina: Alemanha Contemporânea
Área Científica:
Cultura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Atualizar os conhecimentos gerais sobre a sociedade e o estado alemães
2 - Conhecer os debates socioculturais mais relevantes da Alemanha contemporânea
3 - Desenvolver a competência de interpretação de artefactos literários, fílmicos e outros, do espaço de língua alemã
4 - Dominar termos e conceitos elementares da língua alemã aplicados a aspetos culturais, sociais, históricos e económicos
Conteúdos / Programa:
1 - PERFIL SOCIAL E POLÍTICO DA ALEMANHA
1.1 - Geografia e organização político-administrativa
1.2 - A língua alemã e o seu impacto
1.3 - Sistema escolar e ensino superior
1.4 - Estado de Direito, Imigração e Integração
1.5 - Economia, Ambiente e Turismo
2 - DEBATES CONTEMPORÂNEOS
2.1 - Memória do Holocausto, das Guerras Mundiais e do Colonialismo
2.2 - Legados da divisão alemã
2.3 - Linguagem e questões de género
2.4 - Multiculturalismo, transculturalidade e migrações
2.5 - A Alemanha e o projeto europeu
Bibliografia / Fontes de Informação:
Coelho, L. (Org.) , 2022 , Portugal - Alemanha. Convergências e Divergências , Lisbon International Press
Colvin, S. (Ed.) , 2015 , The Routledge Handbook of German Politics and Culture , Routledge
DIRLMEIER, Ulf et al. (Ed.) , 2014 , História Alemã do século VI aos nossos dias , Edições 70
Opitz, A. et al. (Ed.) , 1998 , Sociedade e Cultura Alemãs , Universidade Aberta
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino será diversificada: aulas expositivas, aulas teórico-práticas, e aulas práticas nas quais grupos de estudantes lideram a discussão, apresentando uma leitura crítica de um texto da bibliografia disponibilizada, identificando a questão principal que o texto desenvolve e a sua relação com os temas centrais da unidade curricular. Estará em vigor o Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa (Modelo B). A avaliação consta de um exame escrito no final do semestre (40%), uma apresentação oral em aula (50%), e a participação nas discussões (10%). É obrigatório obter uma nota no exame escrito e na apresentação oral. Na Época de Recurso, os estudantes com estatuto normal que reúnam as condições acima elencadas, podem recuperar ou melhorar a nota do exame escrito. Os trabalhadores-estudantes só podem recuperar a nota do exame escrito na Época de Recurso, estando obrigados a fazer uma apresentação oral durante a Época Normal.