Disciplina: Sociologia da Cultura

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Estimular um espaço de reflexão a várias realidades de modo a desenvolver competências na área da cultura. Promover o conhecimento da atividade cultural nas suas diversas vertentes como a reflexão teórica e conceptual sobre o papel dos atores sociais, pretendendo contribuir para o conhecimento e melhor compreensão da variedade das representações, comportamentos e práticas culturais. Reconhecer o alcance dos fenómenos culturais e analisar as múltiplas modalidades de presença da cultura na vida quotidiana. Formar o aluno para olhar de forma diferente a realidade - olhar direcionado de uma maneira crítica, quer numa perspetiva geral, quer específica aos fenómenos criativos e culturais. Desenvolver as suas capacidades críticas através da discussão e debate em aula como a sua competência e abertura para a transposição de conceitos e métodos adquiridos no estudo da cultura para outros domínios da vida social.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Sociologia
1.1 - A Sociologia como Ciência Social (os fundadores; as divisões da sociologia/morfologia social, fisiologia social)
1.2 - O objeto da Sociologia (a realidade social: ação, fato [Weber, Durkheim] e fenómeno; O FST [Mauss]: metodologia e aplicação)
2 - Cultura e Padrões Culturais
2.1 - Socialização e Enculturação do grupo
2.2 - Diversidade cultural e Modelos (os invariantes culturais; relativismo e dinamismo culturais)
3 - Sociologia do Corpo
3.1 - Corpo e Comunicação/Corpo e Espaço (conceito de Proxémia)
3.2 - Corpo e Identidade (as marcações corporais)
3.3 - Corpo como obra de arte (conceito do belo; Representações do Género nas artes tradicionais [pinturas sagrada e profana] e modernas (fotografia, publicidade, cinema)
4 - Arte e Poder
4.1 - Conceitos de Poder [Weber, Durkheim, Formozinho...]
4.2 - Ordem e controlo social: o exemplo do potlatch
4.3 - Artes oficiais vs Cultura e contestação social
4.4 - Estudo de caso: Artes na Rua

Bibliografia / Fontes de Informação:

BENJAMIN, W. , 1992 , Sobre arte, técnica, linguagem e política, , Relógio d?Água.
CORREIA, V. , 2013 , Arte pública : seu significado e função , Fonte da Palavra.
CREPI, F. , 1997 , Manual de Sociologia da Cultura, Lisboa, , Estampa.
CUCHE, D. , 2003 , A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. 2.ª ed. rev. Coimbra , Pé de Pagina.
CUNHAL, Á. , 1996 , A arte, o artista e a sociedade. , Caminho
Jean Cazeneuve e David Victoroff, , 1982 , DICIONÁRIO DE SOCIOLOGIA , Verbo
ECO, U. , 1989 , Arte e beleza na estética medieval , Presença.
FERRIER, J.-L. , 1975 , La forme et le sens : éléments pour une sociologie de l?art. , Paris : Denoël.
FRANCASTEL, P , 1977 , Études de sociologie de l?art. , Paris : Denoël.
LE BRETON, D , 2007 , A sociologia do corpo. , Editora Vozes.
MAUSS, M. , 1988 , Ensaio sobre a dádiva; introd. Claude Lévi-Strauss. , Edições 70
WORSLEY, P. , Introdução à Sociologia , Ed. Dom Quixote.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino desenvolvida assenta em duas bases diferentes de trabalho: aulas teóricas, que visam a exposição dos conteúdos do programa e a realização de trabalhos práticos sobre as diferentes temáticas abordadas. A avaliação a realizar poderá ser: 1. Avaliação em grupo: Redação de um relatório; participação em evento científico; exposição oral do trabalho realizado (50%) 2. Avaliação individual por exame escrito (50%)