Disciplina: História das Ideias Políticas

Área Científica:

História

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Despertar o interesse pelo estudo dos fenómenos políticos, numa perspetiva histórica e teórica;
2 - Identificar e abordar algumas das principais questões da História das Ideias Políticas (durante os séculos XVIII e XX) no mundo ocidental e proporcionar o conhecimento das suas principais correntes do pensamento político;
3 - Definir e demonstrar a importância do conhecimento histórico na análise e compreensão do presente e a sua função enquanto elemento essencial num quadro de desenvolvimento, empreendorismo e competitividade sociais.

Conteúdos / Programa:

1 - Fundamentos do Pensamento Político e do Estado Modernos
2 - O Século XIX: o Estado-Nação e a nova dimensão do político
3 - O Século XX: as novas sínteses do pensamento político
4 - As Ideias Políticas em Portugal (séculos XIX-XX): teorias e práticas
5 - As Ideias Políticas na abertura do século XXI

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amaral, Diogo Freitas do , 1998 , História das Ideias Políticas, , Coimbra, Almedina,
Amaral, Diogo Freitas do , 1998 , História das Ideias Políticas (Apontamentos) ,
Bessa (António Marques) e Pinto (Jaime Nogueira) , 2001 , Introdução à Política, , Verbo
Blais (F.), Laforest (G.) e Lamoureux (D.) , 1995 , Libéralisme et Nationalisme. Philosophie et Politique, , Laval
Canfora (Luciano) , 2006 , La Démocratie: Histoire d?une Idéologie, Paris, , Seuil
Maltez (José Adelino) , 1994 , Sobre a Ciência Política , ISCSP
Maltez (José Adelino), , 1991 , Ensaio sobre o problema do Estado, 2 vols., Lisboa, , Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Moreira (Adriano) , 1989 , Ciência Política , Almedina
Rogeiro (Nuno) , 2002 , O que é Política, 3ª ed. rev e aum , Quimera
Touchard (Jean) (Dir.), , 1991 , História das Ideias Políticas, 4 vols. , Europa-América

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
a) Estudo pessoal; b) trabalho com recolha de informação; c) exposição oral; d) Leitura de textos sugeridos; e) Discussão temática; f) preparação para a avaliação. Avaliação presencial e níveis de participação efectiva em aula (20%); trabalho escrito e exposição oral (40%); teste escrito (40%).