Disciplina: Língua Estrangeira A2.2 Alemão
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta disciplina consolida os conhecimentos elementares da Língua Alemã (Nível A2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) nas quatro competências básicas: ouvir, ler, falar e escrever. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a gerir situações do dia-a-dia em língua alemã e a entender e escrever textos falados ou escritos simples. Os discentes descobrirão as estruturas gramaticais de forma contrastiva e prestarão atenção ao funcionamento da língua (language awareness). No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
1.1 - Comunicar em situações rotineiras do dia-a-dia.
1.2 - Trocar informações sobre assuntos conhecidos.
1.3 - Descrever a própria origem e formação, com meios linguísticos simples.
1.4 - Descrever, de maneira superficial, aspetos sobre os seus conhecimentos, o ambiente onde vivem e as necessidades imediatas.
1.5 - Escrever um conjunto de diferentes tipos de textos breves, contendo orações conectadas com conjunções coordenativas e subordinativas.
Conteúdos / Programa:
1 - Trabalho autónomo das lições 8 e 10 de Dimensionen 2, sob orientação do docente.
2 - Conteúdos temáticos: um passeio por uma cidade, anúncios de jornal, a carta de candidatura, a entrevista de trabalho, os novos media, viver a cultura (história e literatura), as festas em diferentes países e culturas, as reclamações, viagens, reservar bilhetes para o teatro, Weimar, Goethe, Schiller ...
3 - Conteúdos gramaticais: estudo aprofundado dos tempos verbais conhecidos (Präsens, Präteritum, Perfekt) e o seu uso em artigos de jornal, panfletos de museus, frases subordinadas (com conjunção e pronome relativo), os verbos modais (sistematização), os graus do adjetivo (positivo, comparativo e superlativo), aprofundamento dos complementos verbais com caso (Akkusativ-, Dativ- und Genitivergänzung), pronomes indefinidos, advérbios de tempo, local e modo ...
4 - Trabalho complementar com os materiais autênticos das áreas da Cultura.
5 - Realização orientada de um mini-projecto da área da Cultura.
6 - Preparação da prova oral à base do mini-projecto realizado.
7 - Visita de Estudo a uma instituição da área da cultura.
Bibliografia / Fontes de Informação:
E. M. Jenkins et al. , 2003 , Dimensionen 2. Lernstationen 2 , Hueber Verlag
H. Funk et al. , 2010 , Studio d A2 Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch , Cornelsen
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas 3 seguintes variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. A avaliação refletirá a duplicidade metodológica de instrução e de estímulos, no sentido de uma aprendizagem cada vez mais autónoma, conforme os interesses e necessidades individuais. Modelo B de Avaliação da UMa: -80% de presença obrigatória às aulas -2 Frequências escritas (cada 40%) e 1 apresentação sobre o mini-projecto realizado. -Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor nota (40%). -Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (T) poderão recuperar as 2 frequências escritas (80%) na época de recurso. -O outro elemento de avaliação (20%) não pode ser nem recuperado nem melhorado na época de recurso.