Disciplina: Discursos de Cultura, Teatro e Cinema

Área Científica:

Estudos de Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Sintetizar os conceitos essenciais de Cultura, Teatro e Cinema
2. - Identificar o percurso da dramaturgia na contemporaneidade
3. - Identificar os elementos definidores da modernidade cinematográfica
4. - Descriptografar elementos da linguagem cinematográfica através do visionamento de excertos de filmes

Conteúdos / Programa:

1. - MÓDULO 1 :Teatro e cenários de conflitualidade. Caminhos e tendências da dramaturgia na Europa e em Portugal no século XX
2. - 2. Cultura e Conflito: a revolução do/no teatro. O teatro épico anti-aristotélico de Bertolt Brecht
3. - O conflito existencialista e do absurdo em França: contributos de Jean-Paul Sartre e Samuel Beckett.
4. - As influências do teatro épico, existencialista e do absurdo em Portugal: Bernardo de Santareno e Luiz Francisco Rebello.
5. - MÓDULO 2 - Cinema e fábricas de imaginários Introdução à gramática do cinema. Codificação da linguagem fílmica. Importância e tipos de montagem
6. - As vanguardas e a sua influência em Hollywood
7. - Cinema e antropologia visual. Cinema e Território: a linguagem do espaço e o conceito de proxémia de Edward T. Hall aplicado no filme West Side Story
8. - Fundamentos do cinema moderno: Orson Welles, o Neorrealismo e a Nouvelle Vague. Os Novos Cinemas (Europa, Ásia e América).
9. - O cinema contemporâneo e o paradigma digital.

Bibliografia / Fontes de Informação:

AGUIAR e SILVA, Vítor , As Humanidades, os estudos culturais, o ensino da literatura e a política da língua portuguesa, Coimbra, Almedina, 2010. ,
BARKER, Chris , Cultural Studies. Theory and Practice. 2 ed. London, Sage Publications, 2003. ,
BRECHT, Bertolt , Estudos sobre teatro, coligidos por Siegfried Unseld (trad. de Fiama Hasse Pais Brandão), Lisboa, Portugália Editora, 1964. ,
CRUZ, Duarte Ivo , História do Teatro Português, Lisboa/São Paulo, Editorial Verbo, 2001. ,
MARTINS, Guilherme de Oliveira , Património, Herança e Memória. A cultura como Criação, Lisboa, Gradiva, 2009. ,
PEIXOTO, Fernando , História do Teatro Europeu, Lisboa, Edições Sílabo, 2006. ,
PIRES, Maria Laura Bettencourt , Teorias da Cultura, Lisboa, Universidade Católica Editora, 2004. ,
SZONDI, P. , Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo, Cosac & Naify, 2001. ,
COSTA, Alves , Da lanterna mágica ao cinematógrafo: roteiro de viagem pelo Museu da Cinemateca Portuguesa. Lisboa: Dinalivro, 1986. ,
GEADA, Eduardo , O poder do cinema. Lisboa: Livros Horizonte, 1985. ,
HALL, E. T. , A Linguagem silenciosa. Lisboa: Relógio D?Água Ed, 1994.. ,
MACHADO, Arlindo , Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus Editora, 1997. ,
GRILO, João Mário , O Cinema da Não-Ilusão. Histórias para o cinema português. Lisboa: Livros horizonte, 2006. ,
GRILO, João Mário , As Lições do Cinema. Manual de Filmologia. Lisboa: Edições Colibri, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2007. ,
MAZZOLENI, Arcangelo , O ABC da linguagem cinematográfica. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2005. ,
VIVEIROS, Paulo , A imagem do cinema: história teoria e estética. Lisboa, Edições universitárias Lusófonas, 2.ª ed. 2005. ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas de exposição teórica, expõe-se e discute-se os conteúdos programáticos. Nas aulas téorico-práticas e nas orientações tutoriais, fomentar-se-á o diálogo através da interação dos estudantes com o professor e entre estudantes, de forma a promover a aquisição, a compreensão e a prática de conhecimentos no âmbito dos estudos de teatro e cinema. Incentivar-se-á o aluno a fazer investigação para completar dados sobre as matérias tratadas, indicando outras referências bibliográficas que não constam da bibliografia geral, por motivos de espaço reservado a esta finalidade. Os conteúdos ministrados nas aulas teóricas, teórico-práticas e nas de orientação tutorial serão sujeitos a avaliação periódica. Com o objetivo de aferir os conhecimentos adquiridos pelo aluno, serão feitos: um teste escrito (50%) e um trabalho de investigação (50%). Para efeitos de avaliação, os alunos optam pela matéria de um dos dois módulos.