Disciplina: Oficina de Texto

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Problematizar a noção de "texto"
2 - Refletir sobre a importância da leitura (descodificar, interpretar, analisar, desenvolver competência discursiva) e da escrita
3 - Classificar devidamente diferentes textos
4 - Reconhecer as partes constitutivas de vários tipos de texto
5 - Analisar diversos tipos de texto, a nível lexical, morfológico, sintático, proposicional e pragmático
6 - Treinar o exercício analítico, o de comentário e o espírito de síntese
7 - Produzir, de forma adequada, textos de diversos tipos
8 - Intensificar o contacto com instrumentos de trabalho e vários materiais de apoio à criação de textos
9 - Desenvolver a auto-observação, a auto/hétero-correção e um espírito crítico
10 - Exercitar a produção de textos em língua materna, de registo apropriado e escritos em português escorreito

Conteúdos / Programa:

1 - O que é um texto?
1.1 - Problematização da noção
1.1.1 - Definições possíveis: da coesão à coerência
1.1.2 - Fronteiras entre texto, documento e enunciado
1.2 - Classificações gerais
1.2.1 - Textos orais, textos escritos e a questão do suporte textual
1.2.2 - Textos literários e textos não literários
1.2.3 - Modelos textuais
1.2.4 - Textos "desviados": plágio, pastiche e paródia.
2 - Ler, reler, refletir e escrever
2.1 - Estrutura do texto
2.2 - Identificação da intenção: o desejo do emissor
2.3 - A progressão temática
2.4 - Técnicas textuais
2.4.1 - Analisar não é comentar
2.4.2 - Reler o mais importante
2.4.3 - Sintetizar
2.4.4 - Parafrasear e citar
3 - Escrever e reescrever
3.1 - Finalidade do texto: a intervenção social
3.2 - Planificação da escrita: articulando as partes essenciais
3.3 - Redação: a língua como matéria-prima
3.3.1 - A produção em três fases: antes, durante e depois
3.3.2 - Ideia original e/ou relacionar dados?
3.3.3 - Satisfação e correção

Bibliografia / Fontes de Informação:

SILVA, Paulo Nunes da Silva , Tipologias Textuais ? Como Classificar Textos e Sequências , Coimbra
BENVENISTE, Émile, , 1966, , Problèmes de Linguistique générale, 1 e 2, Paris , Paris, Gallimard
BRONCKART, Jean-Paul , 1997 , Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif, Paris , Delachaux et Niestlé,
COUTINHO, Maria Antónia , 2003 , Texto(s) e competência textual, Lisboa , FCG-FCT,
FONSECA, Fernanda Irene , 1994 , Pedagogia da Escrita. Perspectivas, , Porto Editora,
FONSECA, Joaquim , 1993 , Estudos de Sintaxe-Semântica e Pragmática do Português , Porto Editora
HAVELOCK, Eric A, , 1996 , A Musa Aprende a Escrever , Lisboa, Gradiva
MAINGUENEAU, Dominique , 1993 , Éléments de Linguistique pour le texte Littéraire, Paris, , Dunod,
MAINGUENEAU, Dominique , 1998 , Analyser les textes de communication , Dunod,
SILVA. Sara Almeida , 2017 , Como escrever (tudo) em Português Correto , Manuscrito Editora
PINTO, Rosalice; TEIXEIRA, Carla , 2008 , O intertexto na dinamicidade da produção textual , Associação Portuguesa de Linguísitica

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas e aulas práticas; atividades orientadas; apresentação e discussão de trabalhos práticos. Embora não sendo objeto direto de avaliação, serão considerados: assiduidade e pontualidade; prontidão na entrega dos trabalhos; desempenho na elaboração dos trabalhos individuais; participação nas aulas e nos trabalhos em grupo; propriedade qualitativa dos trabalhos apresentados; verificação de leitura. A classificação final da avaliação resultará da média dos valores obtidos nos seguintes elementos: I - Prova escrita - 50%; II ; Trabalho escrito - 50 %.

Regente da Disciplina:

Naidea Nunes Nunes