Disciplina: Língua Clássica A1.2 Latim

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A presente disciplina visa consolidar e alargar, ainda no âmbito de uma iniciação ao estudo da Língua Latina, os conhecimentos anteriormente adquiridos, nas dimensões histórica e, especialmente, linguística, por forma a possibilitar ao aluno um melhor contacto com a Língua Latina, ao mesmo tempo que elabora e aprofunda a reflexão, antes iniciada, sobre as origens das línguas românicas. Com o trabalho desenvolvido, os alunos deverão, portanto, ser capazes de se movimentar dentro da gramática da Língua Latina, tomando progressivamente consciência da sua extrema importância para um conhecimento mais autêntico, mais profundo e mais sólido da própria língua em que diariamente se exprimem.

Conteúdos / Programa:

1 - História geral da Língua Latina: as línguas indo-europeias e a sua classificação; as primitivas línguas itálicas; o Latim no tempo e no espaço.
2 - Fonologia: a pronúncia restaurada; a sílaba; as principais alterações fonéticas (alguns fenómenos de vocalismo e consonantismo).
3 - A flexão nominal (continuação do estudo da flexão de nomes e adjectivos regulares, iniciação ao estudo de alguns nomes irregulares; os graus dos adjectivos).
4 - A flexão verbal: o verbo sum; os verbos regulares; alguns verbos irregulares.
5 - Pronomes e advérbios.
6 - Sintaxe: os casos; os complementos circunstanciais; a oração subordinada.
7 - Lexicologia e semântica: a estrutura do léxico latino; composição e derivação, etimologia e semântica; evolução semântica na Língua Latina e na evolução do Latim para o Português.
8 - Os principais momentos e personagens da história romana.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. A. ALMENDRA, J. N. FIGUEIREDO , 1997 , Compêndio de Gramática Latina , Porto Editora
P. BOUET, D. CONSO & F. KERLOUEGAN , 1975 , Initiation au Système de la Langue Latine , Nathan
A. ERNOUT , 1954 , Aspects du Vocabulaire Latin , Klincksieck
C. A. LOURO da FONSECA , 2000 , Sic Itur in Vrbem: Iniciação ao Latim , Instituto de Estudos Clássicos
A. FREIRE , 1992 , Gramática Latina , Livraria Apostolado da Imprensa
M. de GIVE , 1992 , Grammaire Latine , Dessain
T. LEWIS & Ch. SHORT , 1996 , A Latin Dictionary , Clarendon Press
P. MONTEIL , 1986 , Éléments de Phonétique et de Morphologie du Latin , Nathan
L. R. PALMER , 1961 , The Latin Language , Faber & Faber
P. G. W. GLARE , 1997 , Oxford Latin Dictionary , Clarendon Press
A. ERNOUT , 1989 , Morphologie Historique du Latin , Klincksieck
F. GAFFIOT , 1995 , Dictionnaire Latin - Français , Librairie Hachette

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A leccionação da presente disciplina baseia-se nas aulas teóricas no método expositivo complementado, nas aulas teórico-práticas, pelo trabalho prático dos alunos. Assim, num primeiro momento, os conteúdos teóricos são expostos e comentados, com recurso a materiais de apoio. Seguidamente, tal exposição é complementada com exercícios práticos que visam consolidar o conhecimento das matérias abordadas. Por forma a desenvolver todo um vasto leque de competências (nos domínios da morfologia, da sintaxe, da semântica, etc.), os alunos são levados a recapitular e relacionar dinamicamente os conteúdos teóricos entre si mediante a prática da leitura, análise e tradução de textos latinos. A avaliação da aprendizagem dos alunos na disciplina de Língua Clássica A1.2 Latim, no que respeita à aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas componentes teórica e teórico-prática, é efectuada mediante a realização de duas provas escritas (45%+45%) e um trabalho de investigação (10%).