Disciplina: Introdução à Linguística Portuguesa
Área Científica:
Linguística
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Rever noções fulcrais e basilares de Língua Portuguesa.
2 - Reflectir sobre as particularidades da Língua Portuguesa falada na Região Autónoma da Madeira.
3 - Compreender a interferência da oralidade na escrita.
4 - Reflectir sobre a importância da acentuação, da ortografia, da concordância e da pontuação para a conveniente utilização da Língua Portuguesa.
5 - Exercitar aspectos específicos relacionados com a acentuação, a ortografia, a concordância e a pontuação.
6 - Compreender a necessidade da revisão de textos produzidos em diversos meios, incluindo os profissionais.
7 - Identificar erros correntes no uso quotidiano da Língua Portuguesa.
8 - Auto-corrigir gralhas usuais na produção escrita da Língua Portuguesa.
9 - Recorrer a materiais de apoio para aperfeiçoar a oralidade e a escrita.
10 - Desenvolver competências linguísticas, a nível fonético, lexical, morfológico, sintáctico, proposicional e pragmático.
11 - Adequar a capacidade comunicativa do ponto de vista oral e escrito a contextos distintos.
Conteúdos / Programa:
1 - Noções: Desvio ou Erro A Língua Portuguesa ao longo dos tempos
2 - Ortografia
3 - Oralidade vs Escrita
4 - Técnicas de Expressão Escrita e de Revisão
Bibliografia / Fontes de Informação:
J. G. Herculano de Carvalho , 1983- , Teoria da Linguagem. Natureza do Fenómeno Linguístico e a Análise das Línguas , Coimbra Editora
J. Dubois , 1974 , Dictionnaire de Linguistique , Larousse
O. Ducrot e T. Todorov , 1991 , Dicionário das Ciências da Linguagem , Dom Quixote
J. J. Nunes , 1989 , Compêndio de Gramática Histórica da Língua Portuguesa (Fonética e Morfologia) , Clássica Editora
J. A Peres e T. Móia , 1995 , Áreas Críticas da Língua Portuguesa, , Caminho
H. Walter , 1996 , O Português, in A Aventura das Línguas do Ocidente , Terramar
M. Yaguello , 1997 , Alice no país da linguagem. , Estampa
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
No geral, alguns dos métodos de ensino previsto serão a exposição, a leitura comentada de textos técnicos, a realização de fichas de leitura, a discussão temática com a problematização de diversas questões, a análise conjunta da informação recolhida, a execução individual e colectiva de exercícios. Quanto à avaliação da disciplina, resultará da média dos valores obtidos nos seguintes elementos de avaliação: a- Frequência 1 - 200 pontos (50%) - partes 1 e 2 dos conteúdos programáticos e b- Frequência 2 - 200 pontos (50%) - partes 3 e 4 dos conteúdos programáticos. O Exame de Recurso do Período Complementar servirá para recuperar a pior classificação negativa obtida no decorrer do semestre. Em alternativa, se o número de estudantes o permitir, haverá uma frequência e um trabalho de investigação.