Disciplina: Interação Humano-Computador

Área Científica:

Interacção Humano Computador

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos da Interação Humano-Computador e do design centrado no utilizador
2 - Selecionar criticamente e aplicar métodos de análise de utilizadores e de identificação de requisitos com vista a propor uma aplicação para abordar um determinado objetivo para uma determinada população alvo
3 - Realizar prototipagem de baixa e alta fidelidade e avaliação heurística de protótipos
4 - Selecionar criticamente e aplicar métodos para avaliação de usabilidade com utilizadores alvo
5 - Adquirir experiência no desenvolvimento de um projeto de IHC em equipa
6 - Desenvolver competências de comunicação, com ênfase em discussões na aula e apresentações orais dos projetos desenvolvidos

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Interação Humano-Computador
2 - Design centrado no utilizador
3 - Análise de utilizadores
4 - Interpretação da análise de utilizadores
5 - Requisitos, personas e cenários
6 - Interação emocional
7 - Prototipagem de baixa fidelidade
8 - Prototipagem de alta fidelidade
9 - Avaliação com utilizadores
10 - Avaliação por peritos
11 - Interação social
12 - Testes de usabilidade
13 - Acessibilidade
14 - Projeto semestral em equipa

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. J. Fonseca, P. Campos e D. Gonçalves , 2012 , Introdução ao Design de Interfaces , FCA
H. Sharp, J. Preece, Y. Rogers , 2019 , Interaction design - beyond human-computer interaction , Wiley
C.R. Becker , 2020 , Learn Human-Computer Interaction , Packt
K. Baxter, C. Courage, K. Caine , 2015 , Understanding your users - a practical guide for user research methods , Morgan & Kaufmann

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino são variadas e baseadas em 5 elementos fundamentais: Aulas teóricas, Aulas práticas, Trabalho prático em equipa, Apresentações orais em equipa, Orientação tutorial. Adicionalmente, é esperado que os alunos trabalhem de forma independente e autónoma, com a orientação do docente. A avaliação é composta pelos seguintes elementos com os seguintes pesos: Frequência/Exame - 40%; Projeto em grupo divido em três entregas com relatório e apresentação - 50%; Relatório individual das atividades das aulas práticas - 10%.