Disciplina: Engenharia de Software

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

96 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender os conceitos fundamentais de engenharia de software
2 - Compreender os princípios fundamentais da modelação e desenho de software
3 - Compreender e saber usar os principais padrões de desenho
4 - Compreender e distinguir várias estratégias de desenho de software
5 - Aplicação prática dos padrões de desenho numa linguagem de programação orientada aos objetos
6 - Utilizar boas práticas de desenvolvimento de software

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Engenharia de Software
2 - Introdução aos Processos de Desenvolvimento de Software
3 - Modelação de Sistemas de Software
4 - Princípios fundamentais do Desenho de Software
5 - Padrões de Desenho (GoF)
6 - Breve introdução às Arquiteturas de Software e ao Desenho Arquitetural
7 - Boas práticas de desenvolvimento de Software (Clean Code)
8 - Tópicos Avançados

Bibliografia / Fontes de Informação:

Elisabeth Freeman, Eric Freeman, Bert Bates , 2004 , Head First Design Patterns , O'Reilly
Eric Evans , 2003 , Domain-driven Design: Tackling Complexity in the Heart Software , Addison Wesley
Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, John Vlissides , 1995 , Design patterns: Elements of reusable object-oriented software , Addison Wesley
Frank Buschmann, Regine Meunier, Hans Rohnert, Peter Sommerlad, Michael Stal , 1996 , Pattern-Oriented Software Architecture: A System of Patterns , John Wiley & Sons
Gary McLean Hall , 2004 , Adaptive Code , Microsoft Press
Judith Bishop , 2008 , C# 3.0 Design Patterns , O'Reilly
Kevlin Henney , 2010 , 97 Things Every Programmer Should Know , O'Reilly
Robert C. Martin, Micah Martin , 2006 , Agile Principles, Patterns, and Practices in C# , Prentice Hall
Robert C. Martin, Micah Martin , 2008 , Clean Code , Prentice Hall

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1. Aulas expositivas; 2. Resolução de exercícios; 3. Trabalho prático em laboratório; 4. Trabalho em grupo e em equipa; 5. Apresentações. Uma Prova Escrita (frequência/exame), a resolver individualmente; Trabalhos de programação ou de síntese, a resolver individualmente ou em grupo; um Projeto, a resolver em grupos de 3, com 1 entrega intermédia e entrega final com defesa oral. Existe recurso, na época respetiva, da Prova Escrita, mas não do Projeto. Os elementos de Avaliação são: Prova Escrita - 40%; Trabalhos: 20%; Projeto - 40%. Classificações mínimas: Prova Escrita - 9/20; Projeto: 10/20.