Disciplina: A Pessoa em Situação Crítica
Área Científica:
Enfermagem
HORAS CONTACTO:
24 Horas
NÚMERO DE ECTS:
2 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Desenvolver competências na assistência à pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica;
2 - Explorar os princípios da avaliação primária, ressuscitação e algoritmo do suporte avançado de vida;
3 - Desenvolver competências na administração de fármacos à pessoa em situação crítica. Competências a desenvolver: Analisa, interpreta e sintetiza dados objetivos de situações emergentes, gerindo informação proveniente de diferentes fontes; Interpreta o exame primário e secundário de uma forma organizada e eficiente priorizando as necessidades; Planeia a intervenção face às necessidades da pessoa em situação crítica mobilizando os conhecimentos necessários e utilizando recursos técnicos adequados à resolução dos problemas; Trabalha em equipa intra ou interdisciplinar favorecendo um clima de cooperação; Identifica práticas de risco e adopta as medidas apropriadas. Identifica práticas de risco e adopta as medidas apropriadas.
Conteúdos / Programa:
1 - Relato pré-hospitalar
2 - Sala de reanimação
3 - Avaliação primária e ressuscitação
4 - Algoritmo de Suporte Avançado de Vida
5 - Controlo da via aérea e ventilação
6 - Choque
6.1 - Choque hemorrágico
7 - Cuidados de Enfermagem à pessoa com Bradiarritmias e Taquiarritmias.
8 - Traumatismo
8.1 - Traumatismo Neurológico:Traumatismo crânio-encefálico;Traumatismo vertebro-medular
8.2 - Traumatismo musculosquelético
9 - Fármacos utilizados no doente crítico.
Bibliografia / Fontes de Informação:
American College of Surgeons , 2012 , Advanced Trauma Life Support (ATLS) -Student Course Manual , American College of Surgeons
Cecconi, M.; Backer, D.; Antonelli, M.; Beale, R.; Bakker, J.; Hofer, C. & Rhodes, A. , 2014 , Consensus on circulatory shock and hemodynamic monitoring. Task force of the European Society of Intensive Care Medicine. , Intensive Care Medicine
European Resuscitation Council , 2015 , European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation , European Resuscitation Council
Fagan, T. & Sunthareswaran, R. , 2004 , Lo Esencial en Sistema Cardiovascular (2ª ed) , Elsevier Espanha, S.A.
Fischbach, F. & Dunning III, M. , 2013 , Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais & Diagnósticos , Guanabara koogan
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
"Os diferentes conteúdos serão tratados com uma metodologia ativo-participativa, com recurso à utilização do método expositivo, pesquisa bibliográfica e análise de documentos e resolução de problemas através de casos simulados. O modelo de avaliação é o B, conforme o RAAAUMa e inclui uma frequência (50%) e uma prova prática (50%). A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores) e exige a presença em 80% das horas. Há recuperação em época de recurso/melhoria ou especial."