Disciplina: Investigação em Enfermagem
Área Científica:
Enfermagem
HORAS CONTACTO:
42 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Adquirir competências em metodologias e técnicas para a participação em projetos de investigação cuja implementação possibilite a prática baseada na evidência.
2 - Adquirir conhecimentos para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre trabalhos de investigação e sobre as práticas e a sua ligação à evidência.
3 - Relacionar as práticas de enfermagem com a utilização crítica de resultados de investigação.
4 - Analisar a metodologia científica e a subjacente à prática baseada na evidência.
Conteúdos / Programa:
1 - Investigação: Um modo de pensar; Importância e perspetiva histórica.
2 - O conhecimento científico; Conceito de ciência e de epistemologia; Natureza, características e princípios da ciência; Fontes do conhecimento.
2.1. - O método científico.
2.2. - Métodos e tipos de Investigação
2.3. - Investigação ação: Características; Processo metodológico; Investigação ação versus investigação tradicional; Aplicação no campo da enfermagem.
3 - Etapas da investigação; Problema de investigação; Objetivos em investigação; Revisão de literatura: tipos de informação e fontes disponíveis; critérios a seguir na revisão de literatura
4 - Validade e fidedignidade dos instrumentos de medição.
5 - Publicação e comunicação da investigação e relatórios científicos.
6 - Aspetos éticos e legais
7 - Prática clínica baseada na evidência.
7.1. - Fontes de evidência.
7.2. - O método PICOT e a pesquisa da evidência científica.
7.3. - Análise crítica da evidência científica.
7.4. - A utilização da evidência na Enfermagem.
8 - Projeto de investigação.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Craig, J. V., Smyth, R. L. & Nullally, S. , 2004 , Prática baseada na evidência manual para enfermeiros. , Lusociência
Creswel, J. W. , 2012 , Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. , Sage
Ordem dos Enfermeiros , 2012 , Combater a desigualdade: da evidência à ação. , Ordem dos Enfermeiros
Coutney, M. & McCutcheon, H. , 2010 , Using Evidence to Guide Nursing practice. , Elsevier Australy
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. , 2007 , O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. , Artmed
Fortin, M.F. , 2009 , Fundamentos e etapas do processo de investigação. , Lusodidata
Hernandez R. S., Hernandez, C. & Lucio, P B. , 2006 , Metodología de la investigación. , McGraw-Hill Interamericana
Krzanowski, W. J. , 2007 , Statistical principles and techniques in scientific and social investigation. , Oxford University Press
Melnyk, B. M. & Fineout-Overholt, E. , 2011 , Evidence-based Practice in Nursing and Healthcare: A Guide to Best Practice. , Lippincott
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A UC desenvolver-se-á através de sessões letivas teórico-práticas, apoiadas no método expositivo-participativo. Desenvolver-se-á ainda a metodologia de seminário e de orientação tutória. Esta viabilizará a elaboração de um projeto de investigação em enfermagem visando a aplicação da metodologia de investigação e da prática baseada na evidência. A turma será subdividida em subgrupos para um melhor aproveitamento por parte dos estudantes. Dada a natureza teórico-prática e de seminário desta UC, a avaliação (modelo B do RAAAUMa) incluirá dois elementos de avaliação com o mesmo peso, ou seja, 50% cada: um teste escrito e um trabalho escrito com apresentação e discussão oral. A nota mínima, em cada um dos elementos, é de 9,5 valores. O estudante poderá recuperar na época de recurso. Em épocas de recurso/melhoria e especial procede-se da seguinte forma: para o recurso cada um dos componentes, ou os dois, podem ser recuperados; para a melhoria, a avaliação visará a totalidade da matéria.