Disciplina: Enfermagem II - Enfermagem à Pessoa Idosa

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos sobre o processos de diferenciação/evolutivos (bio-psico-sociais e espirituais) inerentes ao envelhecimento e impacto dos mesmos nas necessidades humanas de cuidados.
2 - Compreender a necessidade de adequação dos cuidados de enfermagem às singularidades da pessoa idosa.
3 - Aprender a cuidar da pessoa idosa ajudando-a a desenvolver o seu projeto de saúde e/ou a responder e lidar com as alterações resultantes de processos de doença.
4 - Adquirir competências relacionais e técnicas que possibilitem um cuidado personalizado e de qualidade à pessoa idosa e aos seus cuidadores.

Conteúdos / Programa:

1 - O processo de envelhecimento e perspetivas teóricas.
2 - Implicações bio-psico-sociais-culturais e espirituais.
2.1. - Esteriótipos e preconceitos.
3 - Políticas sociais, de saúde e recursos comunitários.
4 - Promoção do envelhecimento saudável e prevenção das alterações.
5 - Autonomia e empowerment.
6 - Intervenção do enfermeiro no contínuo independência-dependência visando a melhor qualidade de vida.
7 - Transições associadas ao envelhecimento.
7.1. - Intervenção de enfermagem sustentada em evidência - teoria das transições.
8 - Processos de doença prevalentes.
8.1. - Lidar com as alterações provocadas pela doença crónica - intervenção do enfermeiro.
8.2 - Humanização das instituições.
8.3 - Acompanhamento da pessoa no domicílio e apoio aos cuidadores.
9 - Prevenção de complicações, de acidentes, de violência e de maus tratos.
10 - Dignificação do fim de vida e apoio no luto.
11 - Cuidados centrados na pessoa idosa - integrados e continuados.
12 - O enfermeiro e a equipa de cuidados.
13 - Direitos da pessoa idosa e questões éticas ligadas ao envelhecimento.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ash, A. , 2014 , Safeguarding older People from Abuse. , Policy Press
Fonseca, A. , 2014 , Envelhecimento, Saúde e Doença. Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos. , Coisas de Ler.
Martins, T., Araújo, M. F., Peixoto, M. J. & Machado, P. P. , 2016 , A Pessoa Dependente e o familiar Cuidador. , Enfermagem Porto
Phaneuf, M. , 2010 , Envelhecimento perturbado. A doença de Alzheimer. , Lusodidata
Ribeiro, O. & Paúl, C. , 2011 , Manual de envelhecimento ativo , Lidel
Sequeira, C. , 2010 , Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental , Lidel

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia expositiva e participativa. Apresentação para análise de situações reais (casos) com vista à identificação de focos pertinentes para a intervenção de enfermagem. Análise partilhada com orientação do docente de fatores pessoais e ambientais presentes e mobilizáveis para a intervenção de enfermagem. Análise de cenários e situações em subgrupos valorizando o potencial de aprendizagem associado. Planeamento partilhado da aplicação de algumas etapas do Processo de Enfermagem. Exercícios práticos para aquisição de competências instrumentais e técnicas essenciais. Avaliação: Modelo B de acordo com o RAAAUMa. Dois elementos: Um teste e um trabalho em subgrupo (análise de caso/planeamento da intervenção). Cada elemento pondera 50% na classificação com nota mínima de 9,5 val. Possibilidade de recuperação na época de recurso e/ou especial de cada um dos componentes ou dos dois; para a melhoria, a avaliação visará a totalidade da matéria.