Disciplina: Farmacologia, Nutrição e Dietética
Área Científica:
Ciências da Vida
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. - Caraterizar o ciclo de vida, mecanismos de ação e bio transformação dos fármacos
2. - Descrever aspetos da administração segura de medicamentos
3. - Descrever os principais grupos farmacológicos, mecanismos de ação e vias de administração
4. - Conhecer formas de terapêutica não medicamentosa
5. - Identificar fontes de informação sobre medicamentos de uso humano e gestão de medicamentos
6. - Enunciar intervenções para promoção da adesão à terapêutica
7. - Descrever a importância da alimentação e da nutrição ao longo do ciclo vital
8. - Explicar os princípios de alimentação saudável
9. - Descrever os principais fatores que influenciam as escolhas alimentares
10. - Avaliar o utente do ponto de vista do crescimento e nutricional
11. - Enunciar intervenções de enfermagem orientadas para necessidades alimentares e nutricionais do utente
Conteúdos / Programa:
1. - Farmacologia e Terapêutica
1.1 - Fármaco e medicamento: Farmacocinética e farmacodinâmica; terapêutica ao longo do ciclo vital; efeitos terapêuticos e colaterais;
1.2 - Vias de administração; preparação, administração e conservação segura dos fármacos
1.3 - Especificidades, grupos farmacológicos e fármacos com ação nos aparelhos e meios diagnóstico; nutrição entérica e parentérica; corretivos de volémia e de eletrólitos
1.4 - Terapêutica não medicamentosa
1.5 - Considerações técnicas e socioeconómicas dos medicamentos: Comercialização e custos; Políticas e sistemas de farmacovigilância; Fontes de informação Dose unitária; Indústria e serviços de farmácia.
1.6 - Adesão à terapêutica
2. - Nutrição e dietética
2.1 - Alimentos e nutrientes
2.2 - Princípios e importância de alimentação saudável e fatores que influenciam as escolhas alimentares
2.3 - Medidas antropométricas e avaliação nutricional
2.4 - Planos de cuidados de enfermagem orientados para as necessidades nutricionais do cliente
Bibliografia / Fontes de Informação:
Brunton, L. , 2015 , Manual de Farmacologia e Terapêutica , MeGrawHill.
Golan; et al , 2014 , Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia , Guanabara.
Elisabete Borges , 2018 , Enfermagem do Trabalho. Formação, Investigação e Estratégias de Intervenção , Lidel
Oliveira, Junior , 2013 , Princípios da farmacologia básica e as ciências biológicas e da saúde , Rideel.
Potter, A. P.; Perry, A. Griffin. , 2006 , Fundamentos de enfermagem: conceitos e procedimentos. , Lusociência.
Nunes, L. S. , 2017 , Health literacy in children and adolescents (HLCA) advancing children?s and adolescent?s health literacy: concepts and methods for health promotion by use of the Salutogenic Approach and Socialization Theories. ,
Randa Hilal-Dandan e Laurence L. Burton , 2018 , Manual de Farmacologia e Terapêutica de Godman & Gilman , McGraw Hill
Bertram G. Katzung, Susan B. Masters e Anthony J. Trevor , 2018 , Farmacologia Básica e Clínica (12ºedição) , McGraw Hill
Yvonne Stock e Bruce Clayton , 2017 , Farmacologia na Prática de Enfermagem , Mosby Elsevier
Mussoi Thiago Durand , 2017 , Avaliação Nutricional na Prática Clínica , Guanabara Koogan
Michael J Gibney, Susan A Lanham-New, Aedin Cassidy, Hester Vorster , 2018 , Introdução à Nutrição Humana , Guanabara Koogan
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Dada a tipologia teórica e teórico prática da UC será utilizado o método expositivo e interativo. Serão realizados trabalhos de grupo para discussão e análise de temáticas com a participação dos formandos. Recorrer-se-á também a métodos ativos como o brainstorming e o debate que favoreçam a aquisição de conhecimentos e a capacidade crítica dos formandos. No âmbito do trabalho autónomo do aluno serão incentivados a pesquisa em base de dados científicas e o estudo. A avaliação será conforme ao modelo B previsto no RAAAUMa. Os elementos de avaliação correspondem a 1 frequência individual para avaliação dos conhecimentos e 1 trabalho de grupo com apresentação oral, ambos os quais terão como classificação minima para aprovação 9,5. Os dois elementos são recuperáveis em exame de recurso e/ ou especial. A melhoria de nota será efetuada sobre a totalidade da matéria lecionada.