Disciplina: Gestão e Marketing do Desporto

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dominar os conhecimentos da gestão do desporto: organizações públicas e privadas, projetos de desenvolvimento desportivo, política e tomada de decisão, plano de marketing desportivo, análise de custo-benefício, gestão de recursos humanos, qualidade de serviços e patrocínio desportivo.
2 - Entender o papel do gestor do desporto e dos dirigentes em função da natureza e missão das organizações.
3 - Definir o conceito de interesse público do desporto e perceber o papel do Estado em conformidade com legislação desportiva.
4 - Definir e justificar a relevância da gestão estratégica e a gestão por objetivos no desporto.
5 - Conhecer e aplicar o conceito de ética e deontologia na gestão do desporto.
6 - Ser capaz de recolher, selecionar e analisar os dados na gestão do desporto e desenvolver sentido crítico.
7 - Ser capaz de trabalhar em equipa, revelar sentido de responsabilidade e uma conduta ética adequada.
8 - Ser capaz de comunicar e justificar o trabalho através de exposição escrita e oral.

Conteúdos / Programa:

1. - Apresentação do programa e modelo de avaliação da UC
2. - Gestão do Desporto no âmbito da análise das organizações desportivas
2.1. - Missão e estratégia da organização desportiva
3. - Áreas ou setores do desporto e caracterização das organizações desportivas públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, profissionais e não profissionais
4. - Trabalho de grupo
4.1. - Apresentação do guião do trabalho
4.2. - Trabalho de grupo: Aprovação dos grupos e temas
4.3. - Trabalho de grupo: desenvolvimento e reflexão
4.4. - Trabalho de grupo: Apresentação e avaliação
5. - O Estado e o Desporto
5.1. - Fatores de desenvolvimento desportivo
5.2. - Conceito de interesse público do desporto e papel do Estado no desporto
6. - Estrutura e estratégia dos clubes desportivos
6.1. - Objetivos e estratégia na gestão do desporto
6.2. - Níveis de planeamento nas organizações desportivas
7. - Gestão por objetivos e valores sociais do desporto
8. - Ética e gestão do desporto
9. - Análise custo-benefício do produto/serviço desportivo: receita, lucro e despesas
9.1. - Estratégia de definição dos preços: sensibilidade do consumidor ao preço; a relação a relação qualidade-preço; as decisões sobre os preços
10. - Marketing do desporto: conceito, consumidores, especificidades
10.1. - Plano de Marketing dos Serviços de Desporto
10.2. - Gestão estratégica do Marketing do Desporto: segmentação, concorrência e posicionamento
10.3. - Processo de elaboração de um estudo de mercado
10.4. - Marketing Mix
10.5. - Marketing do Desporto e os Novos Media
11. - Qualidade dos serviços de desporto: conceito; implicações; atributos.
11.1. - O papel das expetativas e a satisfação do cliente
11.2. - A medição da qualidade dos serviços de desporto
12. - Componentes básicas da gestão dos recursos humanos no desporto: seleção e recrutamento, orientação e acompanhamento, gestão da performance, formação e desenvolvimento e redefinição de objetivos
13. - Gestão e projetos de desenvolvimento desportivo: conceito; fases; responsável
14. - Processo de patrocínio no desporto: conceito e objetivos; tipos de patrocínio
14.1. - O patrocínio no desporto e o seu valor económico
14.2. - Eficiência e eficácia na obtenção dos patrocínios
14.3. - Plano de patrocínio desportivo
15. - Papel do gestor do desporto e dos dirigentes desportivos voluntários em função da missão das organizações e do governance
15.1. - Dimensões políticas e governance no desporto
16. - Consolidação da matéria ou revisão
17. - Frequência 1
18. - Frequência 2

Bibliografia / Fontes de Informação:

Hoye, R.; Nicholson, M,; Smith, A.; Stewart, B. & , 2006 , Sport Management. Principles and Applications , Elsevier
Hoye, R.; Nicholson, M,; Smith, A.; Stewart, B. & , 2008 , Introduction to Sport Marketing. A Practical Approach , Elsevier.
. , 2007 , Lei de Bases da Atividade Física e Desporto ,
Pires, G. , 2005 , Gestão do Desporto - Desenvolvimento Organizacional , Edição da Associação Portuguesa de Gestão do Despo
Roche, P. , 1996 , Planificación Estratégica en las Organizaciones Deportivas , Editorial Paidotribo, 4ª Edição, Barcelona.
Taylor, T.; Doherty, A. & McGraw, P. , 2008 , Managing People in Sport Organizations. A strategic human resource management perspetive. ,
Soares, J., Correia, A. & Rosado, A. , 2010 , Political Factors in the Decision Making Process in the Voluntary Sports Associations, ,
Lussier, R.; Kimball, D. , 2014 , Applied Sport Manager Skills , Human Kinetics
Ghiglione, R. & Matalon, B. , 2001 , O Inquérito: teoria e prática , Celta
Soares, J. , 2012 , As competências do Gestor do Desporto no Contexto das Associações Desportivas Lideradas por Dirigentes Voluntários ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
1. Exposição da informação dos conteúdos com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas. 2. Desenvolvimento de leituras suplementares sobre os conteúdos como forma de aprofundamento do conhecimento. 3. Participação ativa e pertinente dos alunos nas aulas (5% da nota final) através das respostas às perguntas e da aplicação dos conhecimentos, por isso, é exigida a presença mínima de 75% das aulas. 4. Avaliação dos conhecimentos através de dois testes (30% + 30%), sendo exigido a nota mínima de 9,5 valores para ter aproveitamento, podendo ir a avaliação de recurso. 5. Realização de um trabalho de grupo (35%) sobre um tema do programa que envolve a recolha de dados (numa organização), avaliado em três fases. Neste são incentivadas e treinadas as competências de estruturação do conhecimento, a interpretação dos dados e a reflexão crítica, o trabalho de cooperação entre os colegas, a comunicação oral e a produção de relatório escrito.