Disciplina: Metodologia do Treino Desportivo
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Identificar criticamente as diferentes perspectivas, concepções, práticas e respectivos paradigmas de diferentes abordagens metodológicas do treino/competição, aplicáveis aos jogos e às várias disciplinas desportivas.
2 - Desenvolver e conhecer a inter-influência dos multi-elementos que constituem o rendimento desportivo.
3 - Conhecer, aprofundar e exercitar as metodologias e, os diferentes fatores que condicionam a prestação no treino e na competição.
4 - Entender criticamente os diferentes modelos de organização e periodização do treino desportivo.
5 - Dotar os estudantes da capacidade de intervir no planeamento, na condução e na avaliação do processo de treino, tendo em vista a participação em competição.
6 - Gerar competências específicas, no treino das qualidades físicas, treino táctico-técnico e estratégico.
7 - Desenvolver competências de Organização, execução e avaliação de um programa de treino e competição no quadro do Desporto Escolar e Educação Física Curricular.
Conteúdos / Programa:
1 - Fundamentos do Treino Desportivo: Evolução histórica; Carácter Transdisciplinar e multidimensional do Treino e Rendimento Desportivo; Carga de treino; Adaptação no desporto
2 - A Gestão da carga de treino: Fatores da carga; Princípios do treino; Exercícios de treino; Métodos de treino
3 - O Treino das capacidades condicionais e coordenativas: Resistência; Força; Velocidade; Flexibilidade; Qualidades coordenativas; Técnica desportiva; Tática e Estratégia
4 - Planeamento e periodização do treino desportivo: Fundamentos da periodização; Forma desportiva; Microestrutura do treino; Mesoestrutura do treino; Macroestrutura do treino; Diferentes modelos de periodização desportiva
5 - Treino com crianças e jovens: Características principais do treino/competição com jovens; Competição na estrutura do treino com crianças e jovens; Detecção de talentos
6 - Avaliação e controle do treino/competição: Avaliação e controle em diferentes modalidades; Diferentes indicadores utilizados na avaliação
Bibliografia / Fontes de Informação:
Araújo, D.( , 2005 , O Contexto da Decisão. A Acção Táctica no Desporto , Visão e Contextos, Lisboa
Baechle, T. & Earle, R. , 2008 , Essentials of strength training and conditioning , Human Kinetics
Bompa, T.( , 1983 , Theory and Methodology of training. The Key to Athletic Performance , owa, Kent Hunt Publishing Company
Castelo, J.;Barreto,H.; Alves, F.; Mil-Homens, P.; Carvalho,J. E Vieira, J.( , 1996 , Metodologia do Treino Desportivo , Ed. FMH, Lisboa
Hahn, E. , 1988 , Entrenamiento com niños , Ediciones Martinez Roca
Manso, J.;Valdivielso,M.; Caballero,J. , 1996 , Bases Teóricas del Entrenamiento Deportivo. Princípios y Aplicaciones , Ed. Gymnos Editorial, Madrid
McMorris, Terry; Hale, Tudor , 2006 , Coaching Science. Theory into practice , Wiley Sport Texts Series
AÑÓ, V., , 1997 , Planificación y organización del entrenamiento juvenil , Madrid, Gymnos Editorial
Verjoshanski, I. , 1990 , Entrenamiento Deportivo. Planificación y Programación , Ed. Martinez Roca, S.A.,Barcelona
Raposo, V. , 2017 , Planeamento do Treino Desportivo. Fundamentos, organização e operacionalização , Visão e Contextos, Edições e Representações, Lda
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas e teórico-práticas e prática laboratoriais, com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas aos alunos. É incentivada a participação ativa do aluno, quer através de leituras suplementares e apresentações de sínteses, quer através da intervenção oportuna e pertinente nas aulas (10%). Na avaliação, das aprendizagens dos alunos, são ainda considerados mais quatro elementos: dois testes de avaliação teórica de conhecimentos (25% cada um); um trabalho de aplicação, visando a construção e desenvolvimento do processo de treino numa modalidade desportiva, sujeito a apresentação e discussão em grupo (15%), oral individual sobre o trabalho (15%) e um relatório sobre um seminário (10%).