Disciplina: Psicofisiologia do Comportamento Motor
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
32 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Entender a Motricidade Humana não apenas como elemento de "interface" entre o organismo e o meio, mas também, como um fator de adaptação e progresso evolutivo;
2 - Permitir um estudo integrado que vai desde a dimensão molecular, bioquímica e celular até às expressões mais elaboradas do funcionamento cerebral;
3 - Fornecer as bases Neurobiológicas e Neuro-Endócrinas dos mecanismos do Controlo, que permitam a compreensão das relações entre o Sistema Nervoso e os Comportamentos;
4 - Conhecer e apresentar, com argumentação adequada, a análise do comportamento humano nas vertentes, motora, mental e vegetativa;
5 - Promover a integração/mobilização de saberes que concorrem para uma intervenção global e pluridisciplinar na otimização do comportamento, particularmente do movimento humano, aplicando os conhecimentos de Psicofisiologia;
6 - Realizar trabalho em equipa, com sentido de responsabilidade e conduta ética;
7 - Ser capaz de comunicar e justificar o trabalho através de exposição escrita e oral.
Conteúdos / Programa:
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - PSICOFISIOLOGIA E CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE
1.1.1 - Bases Estruturais e Funcionais da Neurociência
1.1.2 - Localização Conceptual da Psicofisiologia
1.1.3 - Objectivo do Plano de Estudos
1.1.4 - Organização e Desenvolvimento Programático
1.1.5 - Avaliação da unidade curricular
1.1.6 - Âmbito da Investigação em Psicofisiologia
2 - ANTROPOGÉNESE DOS MECANISMOS DE CONTROLO NEUROBIOLOGICO
2.1 - ORIGEM DO CÉREBRO E EMERGÊNCIA DO COMPORTAMENTO
2.1.1 - Paleontologia Funcional e Anatomia Comparada do S.N. C.
2.1.2 - Antropomorfismo e Adaptações Hominídeas
2.1.3 - Antropologia das Actividades Corporais:Utensílios e Evolução Humana;Processo Multidimensional da Hominização do Corpo - O Cérebro com Epicentro Organizacional do Complexo Bioantropo-Sociológico;Teorias da Evolução do Sistema Nervoso (Maclean);Macroscópica do Cérebro - Índice de Cefalização e Índice de Progressão;Hierarquia dos Centros Nervosos - Centros Proto-Archeo e Neokinéticos; Hereditariedade dos Comportamentos
3 - BASES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DA NEUROCIÊNCIA - GENÉTICA DO NEURONIO E DAS CAPACIDADES MENTAIS
3.1 - NEUROCITOLOGIA
3.1.1 - Elementos Estruturais do S.N.: Neurónio e Células da Glia
3.1.2 - Biologia Molecular do Neurónio
3.1.3 - Síntese e Distribuição das Proteínas Neuronais:Transporte Axonal Antrogrado; Transporte Axonal Retrogrado
3.2 - NEUROMEDIADORES
3.2.1 - Natureza dos Mensageiros Bioquímicos: Aminas Biogénicas, Ácidos Aminados, e Péptidos
3.2.2 - Mediadores da Motricidade
3.2.3 - Morfinas Endógenas
3.2.4 - Drogas Psicoactivas e Comportamento
3.3 - NEUROFISIOLOGIA
3.3.1 - Interacções Tróficas entre Neurónios
3.3.2 - Considerações Biofísicas, Bioquímicas e Eléctricas da Condução Nervosa
3.3.3 - Transmissão Sináptica
3.3.4 - Técnicas de Registo da Actividade Eléctrica - Electroencefalografia ? Potenciais Evocados
3.4 - METABOLISMO DO S.N.
3.4.1 - Regulação Molecular e Metabolismo do S.N.
3.4.2 - Factores Metabólicos do Desenvolvimento Cerebral
3.4.3 - Modelação Hormonal e Maturação do S.N.
3.4.4 - Nutrição Intra e Extrauterina. Consequências Neurobiológicas
3.5 - ASPECTOS IMUNOLOGICOS DA MATURAÇÃO DO S.N.
3.5.1 - Anticorpos e Desenvolvimento do S.N.
3.6 - PRINCIPIOS DO DESENVOLVIMENTO NEURAL
3.6.1 - Mielogénese
3.6.2 - Sinaptogénese:O Comportamento do Cone de Crescimento;Epigénese das Redes Neurais;Regressão e Redundância;Epigénese por Estabilização Selectiva;Epigénese Sujeita à Experiência
3.6.3 - Corticogénese:Simplicidade do Genoma e Complexidade Cerebral;Esquema da Organização Cortical: Módulos - Cristais - Coluna;Maturação Neural e Cognição
3.6.4 - Citoarquitectura Cerebral:Células Corticais: Piramidais, Granulares, Fusiformes, Horizontais, Martinotti - Camadas Corticais: I.Molecular - II. Granular Externa - III. Piramidal Interna - IV. Granular Interna - V. Piramidal Interna - VI. Fusiforme
3.6.5 - Cartografia Cortical de Brodman: Áreas Corticais: Motora - Préfrontal - Occípital -Somestésica - Temporal - Associativa- Especificidade Funcional das Áreas Corticais
3.7 - CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO S.N.
3.7.1 - Curvas de Crescimento dos Diferentes Tecidos
3.7.2 - Factores Pré, Peri e Pós-natais relacionados com o Desenvolvimento do S.N.
3.7.3 - Cronobiologia do Funcionamento Neuro-Endócrino
3.7.4 - Anomalias do desenvolvimento
3.7.5 - Noxas Intra e Extrauterinas. Consequências Neurocomportamentais
3.7.6 - Desenvolvimento dos Sistemas Funcionais: Sensorial. Motor e Integrativos
3.8 - ORGANIZAÇÃO CEREBRAL
3.8.1 - Organização Axial do S. N. C.: Organização dos sistemas Funcionais Cerebrais;Organização Funcional do Eixo Encéfalo - Medular
3.8.2 - Conceito de Dominância Cerebral
3.8.3 - Funções Intra e Inter-Hemisféricas
3.8.4 - Especialização dos Hemisférios: Experiência de Sperry
3.8.5 - Assimetrias Morfo-Funcionais do cérebro:Assimetrias dos Sistemas: visual, auditivo, somatosensorial e motor
3.8.6 - Variações na Assimetria Cerebral: Diferenciação Cerebral e Manualidade;Organização cerebral no "Esquerdino";Efeito do Ambiente na Assimetria Cerebral
3.9 - ORGANIZAÇÃO NEUROBIOLOGICA E MOTRICIDADE
3.9.1 - Significado e Implicações Neuronais da Motricidade
3.9.2 - Influência do envolvimento no desenvolvimento
3.9.3 - Estimulação v.s. Especialização Precoce: Consequências Sinápticas
3.9.4 - Juvenilização e Cerebralização
3.10 - PERIODO CRITICO E PLASTICIDADE
3.10.1 - Período Crítico. Definição e Critério
3.10.2 - Período Crítico durante o Desenvolvimento Pré-Natal
3.10.3 - Período Crítico durante o Desenvolvimento Pós-Natal
3.10.4 - Período Crítico e Experiência Precoce
3.10.5 - Conceito e Desenvolvimento da Plasticidade
3.10.6 - Isolamento e Privação Sensorial Precoce. Consequências
3.11 - A MOTRICIDADE COMO FACTOR DE ADAPTAÇÃO E DE PROGRESSO EVOLUTIVO
3.11.1 - Função da Máquina Bio-Informacional:Implicações da Posição e dos Movimentos da Cabeça na Modulação dos Programas de Acção;Subordinação do Movimento das Articulações Distais dos Membros à Articulações Proximais;Desenvolvimento de Comandos Especializados sob as Montagens Primitivas;Noção de Carga Informacional
3.11.2 - Flexibilidade e Plasticidade dos Programas Motores. Função da Motricidade Activa
3.12 - RETROGÉNESE DO S.N. E COMPORTAMENTO
3.12.1 - Envelhecimento Humano. Problemática e Complexidade
3.12.2 - Evolução da Investigação em Gerontologia
3.12.3 - Mecanismos Moleculares, Celulares e Fisiológicos do Envelhecimento
3.12.4 - Teorias do Envelhecimento; Acumulação de Erros;Fenómeno Programado;Radicais Livres
3.12.5 - Retrogénese das Funções Nervosas Superiores
4 - ORANIZAÇÃO DO SISTEMA MOTOR: TÓNUS, POSTURA E MOVIMENTO
4.1 - A FUNÇÃO TÓNICA NA ORGANIZAÇÃO POSTURAL E NA PLANIFICAÇÃO E EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS IDEACIONAIS
4.1.1 - Significado Funcional do Tónus: Muscular, Cortical e Vegetativo
4.1.2 - Tónus e Desenvolvimento Ontogenético
4.1.3 - Expressividade Tónica: Características Individuais
4.1.4 - Tipos de Tónus: Repouso, Atitude e de Acção
4.1.5 - Evolução das Actividades de Posicionamento e de Transporte
4.1.6 - Evolução das Actividades de Preensão de Manipulação e de Transformação
4.1.7 - Suporte Estrutural do Tónus:Natureza e função dos Receptores Proprioceptivos;Organização e Funcionamento dos Motoneurónios Medulares;Significado da Actividade - Gama;Os Reflexos Medulares
4.1.8 - Regulação da função Tónica: Nível Segmentar e Supra-segmentar
4.1.9 - Função Tónica e Níveis de adaptação:Tónus e Coordenação;Consequências das Perturbações do Tónus;Paradigmas Educativos e Reeducativos
4.2 - ACTIVIDADE POSTURAL
4.2.1 - Conceitos e Perspectivas
4.2.2 - Regulação da actividade Postural
4.2.3 - Modalidades de Expressão das Actividades Posturais:Expressão das Posturas Antigravitárias;Estabilização da Posição Fundamental
4.2.4 - Actividade Postural Direccional:Reacção de Posicionamento Direccional
4.2.5 - Ajustamento Postural: Função dos apoios e Cinturas
4.3 - MÉTODOS DE ESTUDO DO SISTEMA POSTURAL
4.3.1 - Formas de Manipulação das Entradas do Sistema Postural
4.4 - ORGANIZAÇÃO E HIERARQUIA DOS COMPORTAMENTOS DO SISTEMA MOTOR
4.4.1 - Nível Medular
4.4.2 - Nível do Tronco Cerebral
4.4.3 - Nível Cerebeloso e N. C. Base
4.4.4. - Nível do Córtex Prémotor e Motor
4.4.5 - Sistemas: Corticoespinhal e Corticobulbar
4.4.6 - Postura e Locomoção: Influência e Interacção das Vias Descendentes e dos Mecanismos Reflexos no Controlo Postural;Controlo Neural da Locomoção: Localização e Modelação do Programa Central
4.4.7 - Movimento Voluntário:Organização Somatotópica do Córtex Motor;Programação Central dos Movimentos Voluntários;Contribuição das Estruturas Centrais na Especificação dos Parâmetros Espaciais do Movimento
4.4.8 - Desordens do Sistema Motor: Paralisia - Espasticidade - Distonia - Rigidez - Ataxia - Tremor - Síndrome de Hiperactividade
5 - NEUROBIOLOGIA DO CONTROLO E ?PERFORMANCE - HUMANA
5.1 - SISTEMAS SENSORIAIS: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO E PROCESSAMENTO
5.1.1 - Sistema Visual: Característica do Estímulo Visual;Organização Central da Percepção da Cor, do Movimento e das Formas; Perturbações Visuais: Visuoperceptivas, Visuoespeciais, Visuomotores e Agnosias Visuais
5.1.2 - Sistema Vestibular:Conexões Vestibulares e Organização Central;Interacção do S.V. e o Controlo da Postura e do Movimento;Estato-Cinética e Estimulação Provocada;Perturbações Vestibulares
5.1.3 - Sistema Auditivo:Conexões das Fibras do Nervo Auditivo e Organização Central;Perceção dos Sinais Acústico-verbais;Perturbações Auditivas: Audioperceptivas, Audioespaciais e Agnosias Auditivas
5.1.4 - Sistema Oculomotor;Sistema do Movimento Sacádico;Sistema do Movimento de Perseguição;Sistema do Reflexo Vestibulo-Oculomotor;Sistema do Movimento Opticocinético;Sistema do Movimento de Vergência;O S.O. e o controlo da Postura e do Movimento;Controlo Central de Oculomotricidade
5.1.5 - Sistema Somatosensorial: Organização Central da Proprioceptividade Somática; Interacções do Sistema Somatosensorial e o Controlo da Postura do Movimento;Perturbações Somatosensoriais, Somatoperceptivas, Somatoespaciais e Agnosia Somatosensoriais
5.2 - FRENOLOGIA: LOCALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES
5.2.1 - Córtex Parietal:Síntese Simultâneas;Composição do C.P.;Conexão Corticocorticais do C.P.;Funções Motoras do C.P.Disfunção do C.P.:Lobo Parietal Esquerdo e Lobo Parietal Direito
5.2.2 - Córtex Temporal:Percepção Auditiva;Conexão do C.T.;Assimetria Funcional do C.T.;Disfunção do C.T.
5.2.3 - Córtex Occipital:Percepção Visual;Organização e Conexão do C.O.;Disfunção do C.O.
5.2.4 - Córtex Frontal:Organização da Actividade, Acções Mnésicas e Intelectuais;Subdivisões e Conexões do C.F.;Organização e Função do C. Pré-Fronta;lAssimetria da Função do C.F.;Disfunção do C.F.
5.3 - ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO CÉREBRO
5.3.1 - Unidade para Regular o Tónus - Vigília e Estados Mentais: Localização, Estruturas e Dinâmica Funciona;Fontes Neuroenergéticas;lMecanismos de Regulação Vigília ? sono;; .Relação: Vigilância / ? Performance?
5.3.2 - Unidade para Receber, Analisar e Armazenar a Informação:Localização, Composição e Dinâmica Funcional;Leis Básicas de Funcionamento;;Disfunções na Criança e no Adulto
5.3.3 - Unidade para Programar, Regular e Verificar a Actividade:.Localização, Composição e Dinâmica Funcional;Disfunção do Córtex Anterior
5.3.4 - Interacção Funcional das Três Unidades:Argumentos Experimentais: Correlação entre o Modelo de Organização Funcional do Cérebro Humano (A. Luria) e a Bateria Psicomotora de V. Fonseca
5.4 - ASPECTOS NEUROBIOLOGICOS DO CONTROLO DA MOTRICIDADE
5.4.1 - Controlo em Circuito Fechado
5.4.2 - Controlo em Circuito Aberto
5.4.3 - Controlo Retroactivo da Motricidade:Biofeedback como Sistema de Controlo;O Biofeedback no Processo Geral do Controlo: Correção Adaptiva; Reforço e Regulação Antecipativa
5.4.4 - Vias Cortico-Centrifugas do Controlo Motor integrar:Sistema Piramidal e o Controlo Motor;Sistema Piramidal e Motricidade;Sistema Piramidal e Programação Central;Sistema Piramidal e Programas Motores Espinais;Disfunção Piramidal: Apráxias;Sistema Extra-Piramidal:Disfunção do Sistema Extra-Piramidal;Projecção Cortical das Terminais Fusoriais
5.4.5 - Reflexos Medulares: Controlo Supra-Segmentar:Controlo da Motricidade Reflexa;Modalidade de Recrutamento das Unidades Motoras; Disfunção dos Motoneurónios e da Espinha Medula
5.4.6 - Programação Central e Controlo Reflexo da Motricidade:Determinantes da Resistência ao Estiramento Muscular;Conceito de Servo-Assistência dos Movimentos;Conceito de Servo-Mecanismos Transcortical;Projecção Cortical das Terminais Fusoriais
5.4.7 - Especificidade dos Ajustamentos Preparatórios à Execução do Programa Motor:Organização Temporal da Preparação;Ajustamentos às Características de Resposta
5.4.8 - Controlo dos Núcleos Cinzentos da Base:Organização e Planos de Conexões; Especialização e Relações Funcionais;Disfunções das N.C.Base
5.4.9 - Controlo Límbico e Hipotalâmico:Planos de Interacção com Centros Corticais Superiores;Hormonas e Comportamento Envolvimento Hipotálamico no Comportamento Emocional;Hipótese do Marcador Somático;;O "Self " Neural (Damásio)
5.4.10 - Controlo Cerebeloso:Filogénese do Cerebelo;Organização Celular e Conexões Cerebelosas: Reflexos Funcionais;Formas de Controlo: Controlo Antecípativo e Controlo Proprioceptivo;Disfunções Cerebelosas: Vertíbulocerebelosas, Espino ? Cerebelosas, Cerebrocerebelosas
5.4.11 - Controlo Cortical;Neurónios Corticais: Propriedades e Funções;Organização Cortical: Processamento Hierárquico e Processamento Paralelo;Circuito de Retro-acção: Cortico-Talâmico; Cortico-Estriado; Cortíco-Amigdalino; Cortico-Hipocampo;Disfunções Cerebrais Superiores: Agnosias, Afasias e Apraxias
6 - ASPECTOS PSICOFISIOLOGICOS DA APRENDIZAGEM
6.1 - TÉCNICAS, MODELOS E MECANISMOS
6.1.1 - Mecanismos Corticais e subcorticais da Aprendizagem:Sistema Límbico e o Mecanismo de Reforço;Sistema Reticular e o Reflexo de Orientação;Plasticidade Sináptica e Aprendizagem;Processo Visual (Modelo de Skeffington)
7 - AVALIAÇÃO CONTÍNUA
7.1 - FICHA
7.2 - TESTE
7.3 - APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO TRABALHO DE GRUPO
Bibliografia / Fontes de Informação:
Correia, P. P., MELO, F. , 1999 , Encéfalo, in Anatomofisiologia, Tomo II, Função Neuromuscular Função Neuromuscular , Edições FMH, Universidade Técnica de Lisboa
Fonseca, V. , 2001 , Uma Abordagem Neuropsicológica à Somatognósia, in Progressos em Psicomotricidade , FMH Edições, Faculdade de Motricidade Humana, Univ
Godinho, M. , 2002 , Controlo Motor e Aprendizagem: Fundamentos e Aplicações , Lisboa. Edições FMH
Latash , M. L. , 1998 , Neurophysiological Basis of Movement , Human Kinetics Publishers
Schmidt, R.; Wrisberg, C. , 2004 , Motor Control and Performance , Human Kinetics
Teixeira. L. A. , 2006 , Controle Motor , Edições Manole, São Paulo ? Brasil
Nordengen K. , 2018 , O Poder do nosso Cérebro - Desvendando os Segredos da Mente Humana , Planeta
Cairns-Smith, A.G. , 2003 , O Sonho do Cérebro , Publicações Europa América
Correia, A. Fernando, C. & Lopes, H. , 2013 , Dança e Emoções. Seminário Desporto e Ciência , Universidade da Madeira
Damásio, A. , 1998 , O Erro de Descartes , Publicações Europa América
Fonseca V. , 1988 , Da Filogénese à Ontogénese da Motricidade , Artes Médicas
Fonseca, V. , 1989 , Desenvolvimento Humano. Da Filogénese à Ontogénese da Motricidade , Editorial Notícias
Madeira, F. , 1990 , Comportamento Postural e Prestação Desportiva de Alto rendimento , Faculdade de Motricidade Humana ? Serviço de Edições
Snell, R.S. , 2006 , Clinical Neuroanatomy , Lippincott Williams & Williams
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Os conteúdos programáticos são abordados num clima de abertura e incentivo à participação e esclarecimento de dúvidas sendo exigida a presença mínima em 75% das aulas. 2. Utiliza-se a exposição oral, material didático diversificado, recorrendo-se à reflexão transversal dos conteúdos e análise de diferentes situações e casos de estudo, onde se aplicam os conhecimentos e competências adquiridas. 3. Promove-se a compreensão e aplicabilidade dos conteúdos programáticos na análise do comportamento humano de forma contínua, realizando 1 ficha de trabalho (20%) a meio do semestre e um teste dirigido à totalidade da matéria lecionada (50%) para averiguar o domínio dos conhecimentos. 4. Dinamiza-se o espírito crítico e a análise reflexiva promovendo pesquisas e leituras suplementares, aplicadas num trabalho de grupo com um tema de interesse dos alunos (30%). Desenvolvem-se competências de pesquisa e de organização do conhecimento, assim como de comunicação e fundamentação escrita e oral.