Disciplina: Economia Industrial

Área Científica:

Economia

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e compreender os fundamentos teóricos da economia industrial.
2 - Ser capaz de identificar as características fundamentais das estruturas  de mercado, nomeadamente os  mercados de concorrência imperfeita.
3 - Compreender os fatores determinantes das estruturas de mercado e a sua  relação com o comportamento das empresas.
4 - Ser capaz de analisar as implicações das estruturas de mercado em termos  de bem-­estar.
5 - Possuir conhecimentos específicos e capacidade crítica suficientes para  analisar as diferentes orientações em termos de políticas públicas;
6 - Desenvolver o raciocínio crítico e a capacidade de análise quantitativa dos problemas de organização industrial.

Conteúdos / Programa:

1 - Os fundamentos teóricos da Economia Industrial.
2 - Estrutura de Mercado: definição de mercado; medidas de concentração;  análise empírica da concentração; teorias da concentração.
3 - Teoria do Oligopólio e Jogos: modelo de empresa dominante com franja competitiva; modelo de Cournot; modelo de Bertrand; modelo de  Stackelberg; o modelo de cartel; teoria dos jogos.
4 - Barreiras à Entrada:conceções de Barreiras à Entrada; a teoria dos Mercados Contestáveis; as fontes das Barreiras à Entrada;  o comportamento  estratégico para desmotivar a entrada.
5 - Diferenciação do Produto: diferenciação horizontal e vertical; modelos de  consumidor representativo; modelos de localização; diferenciação e  despesas de publicidade; publicidade e Barreiras à Entrada.
6 - Inovação: classificação das inovações; efeitos das inovações sobre o  bem-­estar; Estrutura de Mercado e incentivo a inovar; dimensão das empresas e inovação; os "regimes tecnológicos"; a difusão da inovação.
7 - Integração Vertical e Diversificação.
8 - Políticas Públicas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

S. Martin , 1994 , Industrial Economics: Economic Analysis and Public Policy , Macmillan
J Tirole , 1988 , The Theory of Industrial Organization , MIT Press
M. Motta , 2004 , Competition Policy: Theory and Practice , Cambridge University Press
D. Carlton, J. Perloff , 2005 , Modern Industrial Oorganization , Harper Collins
L. Cabral , 1994 , Economia Industrial , McGraw-Hill

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas, a metodologia de ensino consiste principalmente na exposição oral da matéria, com o apoio de PowerPoint e/ou fichas elaboradas pelo docente. Nas aulas teórico­-práticas a metodologia de ensino contempla a resolução de problemas práticos, sessões de discussão de temas da atualidade e a apresentação de trabalhos  desenvolvidos pelos alunos. Os materiais utilizados na transmissão dos  conhecimentos são os livros, os artigos científicos, os meios audiovisuais, a internet e  documentos elaborados pelo docente. A avaliação tem por base os regulamentos da  Universidade da Madeira. Consiste na realização de uma frequência intermédia com  a ponderação de 50% para a nota final e de uma frequência final com a ponderação de 50% para a nota final. Serão aprovados os alunos que obtenham uma média final  mínima de dez valores. Época de recurso/melhoria: caso o aluno reprove na época normal ou pretenda melhorar a sua avaliação deverá fazer um exame global com a ponderação de 100%.