Disciplina: Marketing Digital
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O objetivo desta Unidade Curricular (UC) é dar a conhecer as teorias e os exemplos de que as novas tecnologias podem contribuir para a redefinição da estratégia das organizações. Pretende-se que os alunos sejam capazes de compreender como as novas tecnologias se poderão integrar na política comercial, como meio de comunicação, como canal de distribuição, produtos, marcas e preços.
Conteúdos / Programa:
1 - Fundamentos do Marketing Digital
1.1 - Introdução ao Marketing Digital
1.2 - O Microambiente Online
1.3 - O Macro Ambiente Online
2 - Desenvolvimento da Estratégica de Marketing Digital
2.1 - A Estratégia de Marketing Digital
2.2 - A Tecnologia e o Marketing Mix
2.3 - Relacionamento através das plataformas digitais
3 - Implementação e gestão do Marketing Digital
Bibliografia / Fontes de Informação:
Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. , 2016 , Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice , Pearson Education Limited
Kotler, P. & Armstrong, G., , 2017 , Principles of Marketing, Global Edition , Pearson Education
Kotler, P,. Kartajaya, H e Setiawan, I. , 2017 , Marketing 4.0, Moving from Traditional to digital , Pearson Education Limited
Li, C. & Bernoff, J. , 2011 , Groundswell: Winning in a world transformed by social technologies , Harvard Business School Press
Salt, S. , 2011 , Social location marketing: Outshining your competitors on foursquare, gowalla, yelp & other location sharing sites , QUE
Scott, D. , 2014 , The new rules of marketing of Sales and Services , John Wiley & Sons, Inc
Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. , 2019 , Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (7th Ed.) , Pearson Education Limited
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino adotadas na unidade curricular de Marketing Digital incluem uma combinação de instrução direta, aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem experiencial. Estas metodologias foram escolhidas para assegurar que os alunos adquiram tanto o conhecimento teórico (componente teórica) como as habilidades práticas (componentes teórico-prática e prática) necessárias para aplicar estratégias de marketing digital ao setor hoteleiro. A avaliação é dividida em duas partes: uma prova escrita individual, que representa 50% da nota final, e um projeto de marketing digital em grupo, que compõe os outros 50%. O aluno é aprovado se a nota final for igual ou superior a 9,50 valores, tendo em consideração que todos os elementos de avaliação têm nota mínima de 8,00 valores. Na Época de Recurso/Especial são mantidos os critérios de avaliação da Época Normal. Na Época de Melhoria o aluno tem a oportunidade de melhorar a nota da prova escrita.