Disciplina: Inglês para a Hotelaria

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A UC tem como objetivo consolidar e expandir as estruturas lexicais e sintáticas adquiridas em unidade curriculares de inglês (Níveis B1/B2 - QECR), a partir de um corpus de textos relacionados com viagens, turismo, lazer e hospitalidade para promover o uso de uma variedade de técnicas de comunicação escrita e oral, no que se refere à comunicação interpessoal e profissional efetiva em inglês. Tal implica o estudo de textos relacionados com tópicos em diferentes práticas discursivas profissionais que os estudantes poderão encontrar no mercado de trabalho em segmentos e domínios interdiscursivos de modo a: (i) desenvolver o uso consciente de diversas práticas discursivas; (ii) sensibilizar os estudantes para uma variedade de registos e usos da língua inglesa, incluindo as suas variedades, tanto escritas quanto orais; (iii) desenvolver o uso criativo de estruturas linguísticas adequadas e domínios específicos, para que os estudantes possam produzir textos coerentes e coesos.

Conteúdos / Programa:

1 - Indústrias de Turismo e Lazer: Destino/Locais; Transporte; Alojamento; Alimentos e Bebidas; Reservas e Vendas; Eventos e Recreação (Desporto e Lazer: Atividades Interiores/ao Ar Livre; Recreação Mental e Física;
2 - Comunicação profissional: dar informações de férias/lazer; fazer reservas e preencher formulários; Atividades de planeamento e organização (Locais de Conferências, Reuniões, Planear um Programa de Excursões e um Itinerário); Planear um pacote turístico/visitas guiadas; Contactar agências regionais, nacionais, internacionais de turismo;
3 - Trocas socioculturais (Tradições Locais, Culturas e Comunidades, principais atrações históricas e naturais; Percursos Regionais e Caminhadas). Gramática inglesa: substantivos; Grupos nominais: sufixação, prefixação; Adjetivos (Grau, Formação e Composição); advérbios; Verbos (verbos separáveis, tempo, aspeto, modo e voz, Finito e Infinitivo, particípio passado e ??ing form"); Verbos Modais; ?Phrasal Verbs?; Inversão e ênfase.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Strutt, P., Dubicka, I, O?Keefe, M. , 2016 , English for International Tourism (Upper-intermediate Level) , Harlow: Pearson Longman
Beaver, A. , 2012 , Dictionary of Travel and Tourism Terminology , Oxford: OUP
Biber, D. et al. , 2004 , Longman Grammar of Spoken and Written English , Essex: Longman
Collins Cobuild , English Language Dictionary for Advanced Learners , London: Collins.
Greenbaum, S., Quirk, R. , 1991 , A Students? Grammar of the English Language , London: Longman
- , Dictionary of English Phrasal Verbs and their Idioms , London: HarperCollins
- , Longman Dictionary of English Language and Culture , London: Longman
Meddik, S. , 2012 , Dictionary of Travel, Tourism and Hospitality , Taylor and Francis
- , Peter Collin Specialist Dictionary ? Hotels, Tourism, Catering / Culinary Terms , Collins
- , 1985 , The Oxford-Duden Pictorial English Dictionary , Oxford: Oxford University Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia centrada no estudante e orientada para a pedagogia da tarefa, de natureza reflexiva e colaborativa, utilizando pequenas atividades orais e escritas, roleplays, apresentações. Abordagem baseada em atividades integradas, praticando a linguagem de forma a desenvolver as habilidades de comunicação interpessoal e profissional dos estudantes, pelo enfoque na gramática, no vocabulário e prosódia. Tarefas de compreensão auditiva; prática oral intensiva; roleplay; atividades com recurso à Internet; meios audiovisuais. Análise linguística em contexto de fontes autênticas, coadjuvadas pela produção de textos orais e escritos em uso no quotidiano, tais como: contratos, relatórios, formulários, faturas, cartas, atas, avisos, folhetos, mensagens e faxes. A avaliação do aluno compreende 1 exame escrito (50%) e 1 apresentação oral (50%). Todo o trabalho solicitado durante o semestre é relevante para o exame e os trabalhos de casa são obrigatórios. O exame de recurso vale 100%.