Disciplina: Organização de Eventos

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

24 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O programa da unidade curricular de Organização de Eventos tem como principal objetivo dotar os estudantes de aptidões e competências práticas essenciais para um desempenho competitivo e inovador na área da organização e gestão de eventos hoteleiros e de catering. Para este efeito, pretende fornecer os conhecimentos, teóricos e práticos, fundamentais de todo o processo do seu planeamento, organização e gestão competitiva, evidenciando exemplos de casos de sucesso a nível nacional e internacional.

Conteúdos / Programa:

1 - Importância dos eventos
2 - Relação dos eventos hoteleiros e de catering
3 - Tipologia de eventos
4 - Fontes de financiamento
5 - Segmentação do público e os diferentes tipos de eventos hoteleiros e de catering
6 - Gestão integral do evento
7 - Gestão de fornecedores
8 - Gestão logística do evento
9 - Protocolo
10 - Fontes de financiamento
11 - Contribuição dos eventos hoteleiros e de catering para a dinamização turística dos territórios

Bibliografia / Fontes de Informação:

Evans, N. , 2015 , Strategic management for Tourism, Hospitality and Events , United Kindgom: Routledge
Genadinik, A. , 2015 , Event Planning: Management & Marketing for Successful Events: Become an event planning pro & create a successful event series. , USA: CreateSpace Independent Publishing Platform
Getz, D. , 2013 , Event Tourism: Concepts, International Case Studies, and Research , USA: Cognizant Communication Corporation
Swarbrooke, S. , 2018 , The meaning of luxury in Hospitality, Events and Tourism , United Kindgom: Goodfellow Publishers
Vieira, J. , 2015 , Eventos e Turismo. Planeamento e Organização , Lisboa: Edições Sílabo
Watt, D. , 2004 , Gestão de Eventos em Lazer e Turismo , Porto Alegre: Bookman
Wise, N. & Harris, J. , 2017 , Sport, Events, Tourism and Regeneration (Contemporary Geograpgies of Leisure, Tourism and Mobility) , New York: Routledge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino-aprendizagem consistirá na realização de aulas teóricas, com recurso aos métodos expositivo e interrogativo, bem como de aulas práticas, privilegiando-se o método ativo. Estas sessões de natureza coletiva serão desenvolvidas com recurso à exposição teórica e análise de estudos de caso e de artigos científicos, bem como ainda de modo interativo incentivando a participação dos alunos. A consulta de bibliografia obrigatória e complementar, bem como a realização de trabalhos de grupo, de pesquisa, abertos ao recurso das novas tecnologias, permitirão melhorar a compreensão dos temas. A metodologia de avaliação consistirá na realização de uma prova escrita de avaliação de conhecimentos (50%) e em trabalhos desenvolvidos em grupo pelos estudantes (50%). O objetivo dos trabalhos consiste em analisar e interpretar casos de eventos reais para identificação de boas práticas e fatores de insucesso