Disciplina: Técnicas de Produção e Serviço Hoteleiro II
Área Científica:
Hotelaria e Restauração
HORAS CONTACTO:
72 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
0 - O objetivo principal consiste em dotar os alunos de bases técnicas e teóricas que lhes permitam, planear, preparar e executar qualquer um dos diversos tipos de serviços, como também as mise en-places para as diversas iguarias.
1 - Específicos: Pretende-se transmitir aos alunos, técnicas e métodos para os diferentes Tipos de Serviço;
2 - Permitir aos alunos criar bases nos conhecimentos adquiridos, planear, executar, organizar eventos como também o Serviço de Restaurante e Serviço de Bar entre outros.
3 - Desenvolver competências no domínio dos Serviços de Restauração e Bebidas.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução
2 - Serviço de Restaurante e Técnicas de Serviço e Protocolo
3 - Hierarquia Profissional
4 - Indumentárias
5 - Equipamento do Restaurante e Bar
6 - Material de Restaurante e Bar
7 - Secções Abastecedoras e de Apoio ao Restaurante e Bar
8 - Terminologia
9 - Funcionamento do Restaurante e Bar
10 - Nota de Encomenda
11 - Room-Service
12 - Mise-en-Place
13 - Execução do Serviço de Mesa
14 - Receção ao Cliente
15 - Empratamento
16 - Pequenos Almoços
17 - Serviços Práticos em contexto formativo
18 - Serviço de Vinhos, aperitivos e sumos
19 - Técnicas de serviço e protocolo de bar
20 - Introdução ao Flairbartending
Bibliografia / Fontes de Informação:
Brito, F. , 2010 , Almost everything for bartenders , Portugal, Editora Épica
Brito, F. , 2010 , The Best From the Shaker , Portugal, Marus Editores
Brito, F. , 2006 , Bartender's Guide , Edições Vecor
Coutinho, J. A. P. , 2013 , Manual Prático do Serviço de Mesa ,
Crackwell, H. e Nobis, G. , 1996 , Manual prático do Serviço de Restaurantes , Portugal, Ed.Cetop
Difford, S. , 2011 , Cocktails n.º 9 , Grã Bretanha, Ed.Sauce Guides
Janeiro, J.A. , 1991 , Guia Técnico de Hotelaria- A Arte e a Ciência dos Modernos Serviços de Restauração , Portugal, Ed. Cetop.
Jelovsek, R. , 2010 , Wine Service for Wait Staff and Wine Lovers, , Grã Bretanha, Ed. Outskirts Press
Vários, , 2010 , Manual de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas , Portugal, Ed.Turismo de Portugal.
Janeiro, J.A , 1997 , Manual de cafetaria , Portugal: Ed. Cetop
Quirk, S. , 2010 , Cocktail Bible , Grã Bretanha: Ed. New Holand publisher
Teubner, C. , 2006 , O Universo dos alimentos , Alemanha: Edições Teubner
Rutherford, D , 2002 , Hotel management and operations , Wiley & Sons, Inc.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Componente teórica (50%): -Em todas as aulas haverá uma parte teórica de explicação da parte prática seguinte, (utensílios, regras e técnicas de execução). Componente prática (50%): Após a exposição teórica, prossegue a realização da aula prática orientada pelo docente, tendo em conta os objetivos dessa mesma aula. Na Época de Recurso o aluno poderá recuperar o total da Unidade Curricular, respeitando as percentagens da Época Normal, com nota mínima de 8 valores.